Startup americana cria baterias que podem ser impressas!

startup-americana-cria-baterias-que-podem-ser-impressas

Se depender da startup Imprint Energy já, já você vai dar adeus às grandes e pesadas baterias em seus equipamentos. Isso porque eles desenvolveram um método para imprimir baterias que mais parecem folhas de acetato.

Elas são feitas utilizando impressoras 3D e uma substância chamada zinco-polímero. Recarregáveis e duráveis foram pensadas para gadgets como pulseiras e colares inteligentes, que precisam de pouca energia.

Olha só que legal: a ideia do produto começou como um projeto de faculdade de um dos fundadores da companhia, Christine Ho, que colaborou com pesquisas no Japão para a criação de baterias microscópicas.

O segredo do invento atual é combinar todas as características que uma bateria precisa ter. O polímero desenvolvido pela pesquisa de Christine, por exemplo, não gera resíduos por dentro dos circuitos após o uso, o que diminuiria a vida útil da bateria. O fato de ser em um tipo de filme, faz com que seja recarregável.

E por ser impressa e usar zinco, é mais barata de ser produzida do que a de lítio. Aliás, o lítio é uma substância bem reativa que precisa ser protegida, o que acaba resultando em baterias maiores e mais pesadas.

Os planos agora são para desenvolver usos práticos para a ideia. Os fundadores da companhia sugerem utilizar em roupas inteligentes ou na criação de sensores para medir os sinais vitais dos soldados do exército americano.

Taí, me veio aqui uma dúvida: em que gadget você gostaria de ter uma bateria dessas?