Site ajuda a testar segurança de suas senhas

Já reparou quantas senhas você tem que memorizar para utilizar serviços, sites, aplicativos e tudo mais? É no banco, no e-mail, no smartphone e até em fogões e geladeiras com painel digital!

Se você for pensar bem, em aparelhos que não têm conexão com a internet, não tem lá grandes problemas. Mas naqueles em que o acesso à grande rede pode representar algum risco de roubo de suas informações, todo cuidado é pouco.

Por isso achei tão interessante o site “How Secure Is My Password?”. O nome, em inglês, já diz ao que veio, né? A tradução livre é “Quão segura é a minha senha?”. Ele analisa, com base em listas de senhas mais comuns e técnicas de decodificação, em quanto tempo uma senha pode ser “quebrada” pelos hackers de plantão. Veja, por exemplo, o famoso “1234”:

site-ajuda-a-testar-seguranca-de-suas-senhas

Por ser uma das 10 senhas mais utilizadas no mundo, o tempo para um computador programado para testar combinações de caracteres descobrir essa opção seria próximo a zero. Isso quer dizer que quase instantaneamente uma pessoa mal-intencionada ou um programa malicioso em sua máquina testaria e conseguiria entrar nos sites com esta senha. Em compensação, testei outra com caracteres especiais e mudança de letras maiúsculas e minúsculas. Olha só o resultado: 4 mil anos!

site-ajuda-a-testar-seguranca-de-suas-senhas-1

Bom, uma dica que dou é não utilizar suas senhas reais para testar, né? Embora o site afirme não capturar senhas para uso, nunca se sabe o que pode acontecer nesse mundão digital.

Aproveitando o tema, eu recomendo que você dê uma lida novamente no post no qual dou dicas bem legais para criar uma senha mais segura. Aliás, senhas mais seguras, no plural, porque um dos principais “vacilos” na hora de aumentar a segurança digital é ter só uma senha repetida em vários serviços. 😉

Bom, é isso! E você, o que faz para manter suas senhas sempre seguras?