Entenda como funcionam os anúncios personalizados e saiba como desativar essa opção!

Oi gente! Vocês já ouviram por aí aquela história de que seu celular pode te ouvir? Será que isso é mesmo verdade? Algumas pessoas dizem que os smartphones podem usar o microfone deles pra ouvir o que você fala no dia a dia e por isso enviar anúncios que tenham a ver com essas conversas. Muito louco, né? Ou será que não? Vai me dizer que você nunca parou pra pensar nisso?

Mas e então, é verdade? O que pode acontecer? O que dizem os estudos sobre isso? Vem que eu vou te contar tudinho!

Microfone sempre ligado

Você já deve ter percebido que muitos aplicativos pedem a permissão pra usar o microfone do seu celular, né? Como por exemplo o Instagram. Isso porque você pode usar o microfone pra gravar vídeos, ou mandar uma mensagem de áudio, por exemplo. Muitos outros aplicativos precisam disso, como o WhatsApp, que é um dos mais usados em todo o Brasil.

Mas será que esses aplicativos vão além? Será que eles se aproveitam dessa permissão pra deixar o microfone do seu celular ativo quando você não tá usando? Pode respirar aliviado, a resposta é não! Ao menos é o que diz um estudo que alguns pesquisadores americanos fizeram na Universidade de Northeastern. Eles monitoraram cerca de 17 mil aplicativos, entre eles os mais famosos, e descobriram que não há nenhuma evidência de que esse uso do microfone pra “espionar” a gente existe. Já é um alívio né?

Como ele sabe o que eu quero?

Mas esse cuidado e esse medo não são a toa! É porque você provavelmente já viu uma propaganda ou um anúncio em seu celular de algo que você estava mesmo querendo comprar ou de coisas que você gosta e se perguntou “Como ele sabe disso?”. 

Isso realmente acontece, mas não é porque eles escutam sua conversa, tá? O que acontece é que cada vez que você faz uma pesquisa de algo em algum programa do Google, principalmente a página de buscas, essas informações são usadas pelo sistema deles.

Assim eles sabem que você tá dando uma olhada em sapatos, ou em passagens pro Havaí, ou naquele chapéu bonito de praia. Quando você menos espera, aparece um anúncio de uma dessas coisas no meio do seu feed do Facebook, do Instagram, ou no site que você tá olhando.

Como acabar com isso?

Esse tipo de anúncio pode ser legal porque se você tá mesmo procurando algo, pode descobrir descontos e ofertas legais sobre aquilo. Encontrar passagens mais baratas, por exemplo! Mas também pode ser chato porque você se sente vigiado(a), né? A boa notícia é que tem como impedir que isso aconteça, sabia? E é bem fácil, vou te mostrar.

Primeiro você entra na página do Google no navegador do seu celular, e então clica na sua foto de perfil ali no canto. Depois, você escolhe a conta que você usa naquele smartphone e clica em “Gerenciar a minha conta”.

Ali em cima onde tem “Início” e “Informações pessoais” você vai arrastar para a esquerda e selecionar “Dados e personalização”. Aí você desce até “Personalização de anúncios” e clica em “Acessar as configurações de anúncio”.

Pronto, agora é só você clicar para desativar a personalização de anúncios, assim ele não vai usar seus dados de pesquisa pra te enviar anúncios sobre aquilo. Fácil, né?

E aí, você já ouviu falar que seu celular poderia te escutar? O que acha disso? Gosta ou não dos anúncios personalizados? Me conta aí 😉