Será que vale mesmo a pena comprar uma TV 8K? Vem saber!

Oi gente! Vocês já ouviram falar nas novas TVs com resolução 8K? Pois é, elas já estão começando a chegar em todos os lugares e contam com uma resolução 4 vezes maior do que as 4K! Bastante, né? Mas será que vale a pena comprar uma TV 8K?

Atualmente existem alguns prós e contras com esse novo tipo de resolução, vamos conhece-los?

Faz mesmo tanta diferença pro olho humano?

Você já deve ter ouvido falar que essas TVs 8K são só marketing, e que pro olho humano essa resolução tão grande não faz nenhuma diferença, né? Isso é verdade em partes. O olho humano tem mesmo um limite, mas tudo depende do tamanho da tela, porque é aí que esses pixels a mais vão fazer a diferença!

Por exemplo, você pode notar que um vídeo com a qualidade 480p em um celular fique muito bom de ver, mas em uma TV de tela grande fique muito ruim. Isso porque quanto maior a tela, mais pixels ela precisa pra mostrar uma imagem boa. Por isso a resolução de 8K faz diferença aos nossos olhos sim, mas só em telas grandes, tá? Por isso as fabricantes estão colocando esse tipo de resolução em TVs de 65 polegadas ou mais. Quanto maior a tela, mais vale a pena ter a resolução 8K.

E o tamanho da tela importa mesmo?

Ah sim, porque a 8K chegou justamente pra quem quer ter uma TV de tela grande dentro de casa. Isso porque com essa resolução você não precisa de uma sala do tamanho de um cinema pra curtir uma tela grande. Com ela, dá pra ter uma TV grande e não ficar preocupado em ter que ficar de longe pra ver melhor ou não prejudicar a visão.

Quem quer uma TV de 80 polegadas, por exemplo, vai ver que a diferença da qualidade na imagem da 8K em relação a 4K é bem notável. Ótimo pra quem quer um cinema em casa, né?

Pouco conteúdo em 8K

Vocês já devem ter percebido que ainda é um pouco mais complicado encontrar muitos conteúdos em 4K né? Empresas como Netflix e Amazon estão começando a oferecer esses conteúdos recentemente, então ainda está caminhando. Então imagina 8K? Ainda não chegamos lá. E mesmo quando tiver, vale lembrar que pra fazer um streaming de conteúdos dessa qualidade vai precisar de uma taxa mínima de internet de 100 Mb/s. Inviável para muitos, né?

Hoje em dia temos pouquíssimos conteúdo com essa qualidade, porém as empresas prometem que essas TVs realizam o chamado “upscaling”, que é uma ferramenta que aumenta a resolução do que é passado na TV. Então por exemplo, você pode ver um conteúdo em Full HD, HD, ou 4K fazendo o upscaling para que ele fique mais próximo do 8K. Funciona e fica até melhor mesmo, mas não é a mesma coisa, tá?

Investimento

Como a tecnologia 8K é ainda muito nova e exige muito investimento, as TVs com essa resolução são mais caras. Então pra transformar sua sala em um cinema com esse tipo de qualidade de imagem, prepare-se para investir uma quantia bem mais alta.

Em comparação, uma TV com 4K pode custar a metade do valor de uma 8K do mesmo tamanho, sabiam?

E aí, vale a pena ou não?

Como podemos ver, a TV 8K tem vantagens e desvantagens. Dá pra ter telas grandes em casa com uma qualidade de imagem boa, mesmo não sendo conteúdo 8K, e já faz diferença! Ao mesmo tempo o investimento é alto e ainda não temos programas com qualidade nativa tão alta.

Então se você tá pensando em comprar uma TV de 80 ou mais polegadas, a resolução 8K pode ser um investimento que dá certo pela melhoria da qualidade. Porém se você prefere um modelo de tamanho menor, ela não vai valer tanto a pena por enquanto. 

E aí, tem vontade de ter uma TV 8K? O que você acha dessa resolução? Me conta aí 😉