Será mesmo verdade que a tecnologia vai acabar com os empregos?

Você já deve ter escutado alguém dizer que com o avanço da tecnologia, as pessoas vão começar a perder seus empregos, não é? Talvez você já até tenha essa preocupação. Afinal, se estamos trabalhando com mais automatização, ou seja, com mais máquinas fazendo o serviço das pessoas, então quer dizer que essas pessoas são dispensáveis e vão ser desempregadas? E se eu te disser que não é bem assim que as coisas funcionam?

Na verdade, essa é uma forma muito superficial de ver todo o processo de desenvolvimento, por isso eu vou te mostrar como ele na verdade não é ruim, muito pelo contrário! Vamos lá?

As máquinas NÃO vão tomar conta de tudo

Hoje em dia nós usamos a tecnologia para quase tudo. Já tem máquinas na indústria que fazem trabalhos manuais, aplicativos que nos ajudam com várias tarefas, e muitos exemplos do tipo. Mas isso não significa que elas trabalhem sozinhas! É, se você for prestar atenção nas máquinas das indústrias, elas fazem aquele trabalho manual, repetitivo, mas ainda assim precisam de alguém para controlar de alguma forma, nem que seja para fiscalizar o trabalho que elas fazem, não é?

Pensando por esse lado, as pessoas ainda trabalham lá, mas o trabalho delas se torna menos cansativo e pesado. Isso mesmo, a máquina faz todo o trabalho pesado! E isso não quer dizer que a presença delas vai eliminar a necessidade do trabalho humano, porque são muitas partes de um processo que elas não podem fazer sozinhas.

A tecnologia traz mais empregos

Isso mesmo, é exatamente isso que você leu. Sim, alguns empregos vão se tornando escassos e desnecessários, mas eles vão sendo substituídos por outros e isso acontece naturalmente, mesmo que a tecnologia não avançasse tanto quanto hoje. Mas por exemplo, hoje em dia já imaginou quantas pessoas trabalham com a fabricação de smartphones? Antigamente esses empregos nem existiam!

E o que é mais legal é que a quantidade de empregos que vão sumindo é bem menor do que a quantidade de empregos que vão sendo criados, ou seja, o saldo é positivo. Ufa!

A educação é necessária

Mas claro, os humanos tem que acompanhar essa evolução, não é? E para isso temos que estar sempre nos atualizando também, principalmente em termos de educação e conhecimento. É comum encontrar pessoas mais velhas que não entendem muita coisa sobre parte das tecnologias presentes na nossa vida, porque para eles são algo novo.

No mercado de trabalho não é diferente, e por isso a educação é tão importante, sejam cursos profissionalizantes, de atualização, e claro, a dedicação do profissional. Pode ter certeza, se você tiver dedicação, seu emprego não será comprometido por máquinas, elas serão apenas aliadas para tornar seu trabalho mais fácil. É para isso que elas chegaram, gente!

E aí, seu trabalho já usa algum tipo de tecnologia avançada? E o que você acha sobre isso? Quero saber sua opinião também 😉