Selecionei 10 sites para você ficar mais inteligente

Gente, faz tempo que a internet virou uma das fontes principais de informação na hora de fazer uma pesquisa, não é? O mais legal é que você não precisa parar por aí. Sabendo usar bem a internet, dá para fazer cursos, assistir a paletras, videoaulas e muito mais. E o melhor, de forma totalmente gratuita. Bom, né?

Por isso hoje selecionei 10 sites que trazem conhecimento e curiosidades para você. Olha, alguns exigem compreensão do inglês, mas já que estamos falando de ferramentas online, é só lembrar do Google Tradutor, por exemplo. 

Vem com a Lu e confira agora mesmo os sites que vão fazer a diferença no seu dia a dia a partir de hoje! 😉

1. Open Culture

É, na verdade, um blog dedicado a cultura e educação. Contudo, traz listas com ebooks, cursos e webnars gratuitos das mais prestigiadas universidades dos EUA e Europa. Hora da tecla SAP: webnars são apresentações que acontecem de forma virtual, a partir da web.

2. TED

TED

“Ideias que merecem ser espalhadas”. Esse é o lema do TED, um portal que disponibiliza palestras com profissionais inspiradores, sempre referências em seus campos de trabalho. Eu acho o máximo! Você pode assistir aos materiais online mesmo ou ainda baixar através do iTunes.

3. Coursera

coursera

Já pensou em assistir a aulas de universidades renomadas de qualquer parte do mundo sem sair de casa? Com o Coursera isso é possível. Com mais de 100 instituições de ensino parceiras, a plataforma oferece cursos em uma ampla gama de temas. A maioria é em inglês, mas há também opções em português. Legal, né?

4. 99U

No 99U o foco é a criatividade. Nessa plataforma você também confere vídeos inspiradores, mas voltados para as áreas de criação, desenvolvimento de negócios e inovação. É o canal perfeito para empresários e administradores inventivos. Gostou?

5. Open Education Database

Um portal gigante com mais de 10 mil aulas e cursos online oferecidos gratuitamente fazem do Open Education Database um dos destinos mais procurados por quem tem sede de aprender. A variedade de temas também é grande e você encontra parceiros renomados como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e a Universidade de Michigan.

6. Academic Earth

O Academic Earth disponibiliza cursos online, de forma gratuita, de mais de 50 universidades prestigiadas do mundo. Estão lá a Universidade Columbia, a Universidade de Nova York e a Universidade de Oxford. Um dos diferenciais do site é a seção chamada “Video Electives”, com vídeos em um formato divertido e original. Eu achei o máximo!

7. Project Gutenberg

Uma biblioteca virtual com mais de 4.000 livros gratuitos, de domínio público, para você baixar para o seu computador, tablet ou smartphone. Você encontra desde clássicos da literatura a documentos históricos no Project Gutenberg. Alguns, até mesmo em português! Agora sim!

8. Khan Academy

Na Khan Academy você encontra material de qualidade para o nível colegial. É tudo feito de forma tão cuidadosa que já tem até escola utilizando. Pais, professores e alunos aprendem todas as matérias, como matemática, ciência, história e geografia de forma divertida. Experimente!

9. Lumosity

No Lumosity você exercita sua capacidade cognitiva. Desenhada por neurocientistas, a plataforma oferece uma série de jogos e atividades que buscam melhorar a velocidade e a flexibilidade do seu pensamento. A ideia é ajudar você a resolver problemas com mais facilidade, além de estimular o uso da memória e da atenção. Para completar, é tudo muito divertido. Adorei!

10. LiveMocha

livemocha

Se você pretende estudar uma nova língua, este site é uma das fontes mais interessantes que se tem hoje na web. São professores voluntários, nativos em seus idiomas, que dão aulas virtuais. O grande diferencial é que o site tem um forte apelo à criação de comunidades virtuais de falantes dos idiomas que ensina. E são muitos! E gratuitos! Uau!

Que tal explorar alguns sites agora mesmo? Depois volta aqui e me conta o que achou, ok?