Saiba tudo sobre o Stadia, novo serviço de jogos por streaming do Google

Oi gente! O Google anunciou há pouco tempo que vai lançar uma nova plataforma de streaming, mas dessa vez não é de jogos e seriados e sim de jogos! A notícia já tá deixando muita gente ansiosa e mesmo que o Stadia ainda não tenha sido lançado pro público, já queremos ver como isso vai funcionar, né?

Mas antes, eu vou contar pra vocês o que é o Stadia e como ele vai funcionar, tá? Vem comigo.

Google Stadia: o que é?

Esse novo serviço do Google é como se fosse uma Netflix, só que de jogos! É, pra ver filmes na Netflix você não precisa fazer download, certo? É só ter internet e fazer o streaming! Pois é, e é assim que vai funcionar no Stadia. Você escolhe um jogo e não precisa fazer download nem instalar nada, é só começar a jogar!

Gente, sensacional! O melhor de tudo é que nem precisa baixar uma plataforma extra, dá pra jogar diretamente do Google Chrome. Ah, e a empresa ainda mostrou que dá pra escolher jogos a partir da Play Store em celulares Android ou até mesmo pelo Youtube. É revolucionário ou não é?

Ah, e não são aqueles jogos mais simples que tem pra celular ou em sites de jogos, tá? São jogos poderosos e grandes! No lançamento o Google promete que o Stadia vai rodar jogos em 4K e até 60fps, mas que depois ele vai ter suporte também pra jogos em resolução 8K e 120fps. De cair o queixo, né?

Todo mundo vai poder usar?

Basicamente o que é preciso pra usar o Stadia é ter um dispositivo compatível e uma internet boa. A parte do dispositivo é mais fácil porque basta ter um computador com o Chrome, ou um celular Android com o Play Store, então dá pra usar até em aparelhos mais básicos e mais baratos.

A parte da internet é que exige mais um pouco, porque se os jogos vão rodar por streaming, tem que ter uma conexão boa pra segurar o tranco, né? Então o ideal é ter uma conexão rápida e confiável porque se ela cair, atrapalha o jogo todo. Nos testes do Stadia eles disseram que o legal é ter uma internet de no mínimo 25Mbps pra rodar jogos em resolução 1080p a 60fps. Já para quem quer curtir jogos em resolução 4K a 60fps, o ideal é ter uma internet de 30Mbps no mínimo, tá?

O papel do Youtube

O Google também anunciou que vai rolar uma integração do Stadia com o Youtube, o que é bem legal já que muita gente gosta de postar jogando alguns jogos por lá né? Então vai ser mais fácil compartilhar o conteúdo de um para o outro e até mesmo começar um jogo através do Youtube.

Vai ser assim, você assiste o trailer de um jogo que você curtiu, como por exemplo Assassin’s Creed Odyssey, e então vai aparecer um link pra você já começar a jogar. Já pensou? Vê o trailer, curte, clica e já começa a jogar! Eu adorei!

Tem controle também!

O Google ainda mostrou que o serviço vai ter um controle exclusivo pra melhorar ainda mais a experiência! É, ele parece muito com os controles de consoles como o Xbox One ou do PS4. Tem dois botões analógicos na parte de baixo, os direcionais e 4 botões ABXY na parte direita.

Dá pra conectar fones de ouvido na parte de baixo, e na parte da frente tem mais 4 botões, alguns com funções específicas. Por exemplo, um deles você vai usar para compartilhar o seu vídeo no Youtube rapidamente, e o outro pra acessar o Google Assistente. Bem legal é? E com o Google Assistente ainda dá pra usar comandos de voz porque ele tem um microfone embutido.

Já pensou estar travado em uma fase do seu jogo preferido e pedir ajuda ao assistente sobre como vencer aquele desafio?

Jogos bons e exclusivos

Ah e como eu disse, vão ter muitos jogos bons por lá, viu? O Assassin’s Creed Odyssey mesmo já foi confirmado, assim como Doom Eternal. Mas o mais legal é que muitos estúdios bons já disseram que vão criar jogos que vão ser exclusivos para o Stadia.

Quando pode começar a usar?

O Google disse que o Stadia vai ser lançado ainda esse ano, mas não deu uma data certa ainda, tá? Por enquanto ele só vai ser lançado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, e alguns países da Europa. Isso quer dizer que o Brasil ainda não está na lista, mas se tudo der certo pode ser que chegue logo por aqui também. Quem está ansioso?

E aí, o que você achou da ideia do Stadia? Marca os amigos gamers 😉