Saiba qual é a diferença entre roteador, modem, repetidor e powerline!

Antigamente para usar a internet em casa, bastava ligar o cabo no computador e pronto, não é? Mas as coisas melhoraram, hoje em dia com a conexão sem fio você pode acessar a internet de notebooks em qualquer lugar, de celulares e vários outros dispositivos conectados. Isso é muito bom, claro, mas em compensação chegam vários aparelhinhos novos que acabam nos confundindo às vezes, não é?

Você sabe, por exemplo, a diferença entre modem, roteador, repetidor e powerline? Pois é, eu vou te explicar direitinho o que significa cada um deles, assim você pode decidir qual você quer ou precisa usar ou não, tá? Vamos lá.

Modem

Vamos começar com o aparelhinho mais importante. Esse aqui você precisa ter se quiser ter internet em casa, tá? Mesmo sendo de fio. Isso porque ele é responsável basicamente por trazer o sinal da internet lá da operadora até sua casa. É, então daí da sua casa, ele é como a fonte de internet. Ou seja, qualquer acesso tem que vir dele, então se você vai usar no computador com fio, o fio vai dele para o computador, sabe?

Ah, e o que é melhor é que muitos modems hoje em dia já vem com roteador, assim você pode ter só ele em casa e mesmo assim ter internet sem fio. Mas antes, vamos entender o que é um roteador.

Roteador

O roteador é como um distribuidor da internet na sua casa. Você pode pensar nele como uma extensão de tomada, onde a tomada na parede é o modem, de onde vem a eletricidade, e a extensão permite que você ligue vários aparelhos na mesma tomada, ou seja, da mesma fonte. O que é mais legal a respeito do roteador é que ele é capaz de transmitir essa internet de forma wireless, ou seja, sem a necessidade de fios.

Então um modem que já tem roteador, já faz isso direto sem precisar de outro aparelho. Ele pega a internet que vem da operadora e já emite os sinais wireless. Se seu modem não tem a função de roteador, você tem que comprar um, só assim poderá acessar a internet de celulares ou de notebooks sem fio, tá?

Repetidor

O repetidor, como o próprio nome já diz, repete o sinal do roteador. Ele serve principalmente para locais grandes, porque o sinal do roteador é limitado, sabe? Então se a sua casa for grande ou tiver uma interferência, você vai perceber que em alguns quartos o sinal chega bem fraco ou não chega, o que é muito comum acontecer. É aí que entram os repetidores. Eles não usam cabo já que a maioria já vem para encaixar na tomada, mas outros mais antigos vem com um cabo só para ligar a energia, tá? Assim, de forma sem fio, ele repete o sinal, assim ele chega em mais lugares. Legal, não é?

Powerline

Mas então o que o powerline faz? Bem, ele basicamente faz a mesma coisa que o roteador, só que de uma forma diferente. Acontece que ele faz essa conexão através da rede elétrica da casa, e com isso ele não perde tanto sinal ao repetir, sabe? Porque não tem interferência no ar, o sinal vem direto da rede elétrica, quase como se fosse um modem com roteador.

E aí, agora deu para entender as diferenças entre os aparelhos? Marca os amigos que ainda têm dúvidas 😉