Saiba o que os filmes antigos acertaram (ou não) sobre o futuro!

Oi, gente! Vocês já assistiram aqueles filmes de ficção científica e ficaram se perguntando se algumas coisas seriam possíveis no futuro? Há alguns anos muitos filmes tentaram prever o que seria realidade por agora, e será que eles acertaram?

Algumas coisas vistas em filmes antigos já são realidade hoje em dia, outras não, sabiam? Vamos descobrir mais um pouco sobre isso!  

De volta para o futuro II (1989)

Nesse filme, o protagonista viaja para o futuro, mais precisamente para o ano de 2015, e lá encontra algumas coisas bem diferentes, lembram? Pois é, e eles acertaram várias coisas, acreditam? Por exemplo, tem uma cena onde um homem conversa com outro através de uma tela, que é a nossa videoconferência, que pode ser feita de qualquer lugar com internet. Bem legal né?

Ah, tem também uma cena onde o protagonista usa óculos de realidade virtual, que  já existem! E lembram do tênis que se ajustam ao pé dele? Pois é, já temos um desses também!

Infelizmente outras coisas ainda não são realidade como a viagem no tempo, por exemplo. E mesmo que fosse, isso seria perigoso, né? Ah, e sabe aquele skate voador? Já existem alguns protótipos dele, nada ainda que é vendido no mercado, mas parece que estamos próximos, né?

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Nesse filme também podemos ver algumas coisas que para pareciam quase impossível, ou seja “coisa de filme mesmo”, mas que hoje em dia são realidade, sabiam? É, o tablet, por exemplo, que hoje em dia é tão comum. Em uma das cenas os astronautas comem lendo notícias em um aparelho com tela sensível ao toque muito parecido com os tablets.

Outra coisa que eles acertaram foi que os aviões teriam uma forma de entretenimento como telas nas poltronas para assistir filmes. E hoje em dia isso é possível. Legal, né? Ah, nesse filme eles também usaram recurso para videoconferência. E tem até um assistente de voz, o HAL 9000, como temos hoje em dia, por exemplo, a Siri do iPhone.

Já as máquinas que eles usam como a de fazer comida, estão bem fora da nossa realidade ainda. Elas parecem ser mais simples e mais intuitivas, mas quem sabe em um futuro próximo? Afinal de contas até máquina de fazer sorvete em cápsulas já está surgindo, né?

O vingador do Futuro (1990)

Outro filme que acabou prevendo algo que já temos hoje em dia é o Vingador do Futuro. Nele os táxis eram carros que não tinham um motorista real e sim apenas um holograma de um e se moviam sozinhos. Já temos alguns carros chamados de autônomos que existem em três estados dos EUA sendo testados já nas ruas. Incrível, né?

Tempos Modernos (1928) e Star Trek (1960)

Os smartphones hoje em dia são algo bem comum e bem normal, né? Mas na época desses dois filmes eles ainda não eram uma realidade e já podiam ser vistos nas telonas! É, em Tempos Modernos tem uma cena onde uma mulher está na rua com um aparelho no ouvido e conversando com outra pessoa. Em Star Trek os personagens contavam com uma espécie de comunicador que parecia muito um smartphone ou um celular.

Minority Report (2002)

Esse filme já é um pouco mais atual que os outros, mas ainda assim conseguiu prever algo que temos hoje em dia que são as telas sensíveis ao toque. Nessa época ainda não existiam os smartphones com telas assim, era tudo a base dos botões físicos, sabia? Pois é, no filme eles utilizam uma tela maior que pode ser manipulada com os dedos.

Ainda não é possível prever um crime antes que ele aconteça, como é feito em Minority Report, mas assim como viajar no tempo, isso seria algo bastante complicado, não acham?

E aí, você lembra de alguma outra tecnologia que apareceu em filmes antigos e já é comum hoje em dia? Me conta aí 😉