Saiba o que o WhatsApp está fazendo pra combater notícias falsas!

Oi gente! Vocês sabiam que mais de 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp hoje em dia? Isso é o máximo, não é? Não tem como negar que o aplicativo mudou a forma como a gente se comunica e isso é fantástico! Mas como tudo na vida, tem um ponto negativo nessa popularidade toda. Não tem a ver com o aplicativo em si, mas com o que é feito com ele: as famosas fake news, ou, notícias falsas, em português.

Justamente por muita gente usar o WhatsApp, é a partir dele que as maiores notícias falsas são viralizadas para mais pessoas! Isso é muito ruim, principalmente porque a maioria dessas notícias acabam tendo importância na vida das pessoas, como por exemplo as que envolvem temas de saúde e até mesmo de eleições.


WhatsApp premia quem ajudar a acabar com o problema

No WhatsApp é bem difícil ter esse controle sobre que é compartilhado, porque o aplicativo conta com a segurança de ter suas mensagens encriptadas de ponta a ponta. Isso significa que ninguém pode ler o que você manda a não ser você e a pessoa para quem você mandou (ou as pessoas, se for em um grupo).

Por isso o pessoal da empresa agora está oferecendo 20 bolsas para estudos no valor de US$50 mil cada uma! Esse valor, convertido para reais, é aproximadamente de R$195 mil. Como acontece? Pesquisadores e pessoas que entendem do assunto vão estudar e compreender todo esse fenômeno de notícias falsas e como elas são compartilhadas no WhatsApp e então pensar em uma ideia para impedir que isso aconteça.

As ideias que eles mais gostarem terão esse incentivo com a bolsa, para serem projetadas e testadas no aplicativo. Ah, mas não se preocupem, o pessoal que vai pesquisar sobre isso também não terá nenhum acesso aos dados dos usuários do WhatsApp, tá? As ideias precisam ser enviadas até o dia 12 de agosto.

A luta continua

Essa não é a primeira vez que o WhatsApp dá um passo para combater as fake news e o compartilhamento de muitas mensagens erradas. No começo do mês passado a versão de teste do aplicativo, o WhatsApp Beta, já começou a testar uma nova função que avisa ao usuário se a mensagem que ele recebeu foi encaminhada ou não.

Ou seja, se você viu que a mensagem foi encaminhada, é muito provável que ela faz parte de algum tipo de corrente ou algo parecido. Assim já dá para ficar mais esperto, não é? Lembrando que o recurso ainda não está disponível para a versão padrão do aplicativo.

Você já recebeu muitas notícias falsas ou correntes no WhatsApp? Me conta aí nos comentários 😉