Saiba o que é o 5G e pra quando esperar essa tecnologia!

Quando alguém fala em internet móvel, você pensa logo em 3G ou 4G, não é mesmo? Mas você sabia que alguns lugares já estão começando a receber a internet 5G? É, a evolução não para! Enquanto por aqui a rede 4G ainda só está funcionando só  em 55% do território nacional, nos Estados Unidos a rede 5G já está começando a ser implementada. Mas você sabe o que essa internet 5G traz de melhor? Tá curioso? Então, dá só uma olhada!

Velocidade e Internet das Coisas

A 5G é a nova geração de redes de dados móveis. Ela tá chegando principalmente sendo pensada para a Internet das Coisas. Sabe esses novos eletrodomésticos que podem ser controlados pelo celular, como é o caso dos aparelhos de ar condicionado que eu mostrei para vocês há alguns dias? Eles vão precisar de uma internet mais veloz e mais robusta para que tudo funcione ainda melhor, principalmente quando são muitos, e a 5G promete que será essa internet!

Para você ter uma ideia de como ela é mais veloz que a 4G, enquanto a 4G tem uma latência de 100ms e velocidade média de 50Mb, a 5G terá uma latência de apenas 10ms e velocidade média de 1Gb. Latência é o tempo de resposta, quando você dá um comando para que a internet responda. Por exemplo, o tempo de resposta ao acessar um site, ou o tempo que um email leva para chegar até o destinatário. Ou seja, dá pra ver que o 5G é beeeeem mais rápido, muita coisa mesmo!


E isso é bem importante, sabia? Porque as coisas estão evoluindo, cada vez mais pessoas estão conectadas à rede e isso quer dizer que em um futuro próximo vamos precisar de conexões mais bem estruturadas para conseguir dar conta desse crescimento.

Um caminho longo

Bom, mas e aqui no Brasil, quando chega o 5G? É, por aqui ainda temos um caminho um pouco mais longo para percorrer. Sim, a internet 5G ainda é uma novidade, ainda nem chegou direito em nenhum lugar, mas com certeza vai chegar a alguns países um pouco antes. O esperado é que em 2022, 15% da população mundial tenha acesso a ela. 

Já por aqui, não há uma data para que isso aconteça. A Anatel ainda não divulgou nenhum tipo de plano para a chegada da rede 5G, mas já avisou que vai revisar a regulamentação para que ela definitivamente chegue no futuro!

Você se imagina com uma internet 5G em seu celular? O que acha que mudaria mais? Me conta aí nos comentários 😉