Saiba o que é a rede mesh e quais as vantagens para a sua internet!

Oi gente! Vocês já ouviram falar em Rede Mesh? Pois é, ela é uma tecnologia relativamente nova, que está sendo usada há algum tempo em empresas e até bases militares, mas que agora está chegando no Brasil e nas residências de consumidores! Mas o que ela faz? Bem, ela te ajuda a ter uma internet melhor distribuída, mais rápida e sem perda de sinal.

São várias vantagens e eu vou te explicar direitinho cada uma delas. Vamos nessa?

O que é rede mesh?

A internet sem fio da sua casa funciona com um roteador, certo? Se tiver muita interferência ou se o lugar for grande, você provavelmente vai precisar de um repetidor. Esse repetidor, como o nome já diz, repete o sinal do roteador para ampliar e chegar a mais lugares. Isso é bem legal, porém você acaba perdendo um pouco dos dados da internet e sua velocidade acaba ficando mais devagar.

A rede mesh promete resolver esse problema. Ela funciona assim: tem o ponto principal, que é como se fosse o roteador, e os “nós”, que é como são chamados os módulos de pontos de acesso que são distribuídos pela casa. Esses pontos de acesso são aparelhinhos que parecem repetidores, mas são bem melhores!

Isso porque eles se comunicam e formam uma rede só! Não é um captando o sinal de outro e ampliando, e sim todos dividindo o mesmo sinal e vendo qual é a melhor forma de fazer isso. Além de não perder velocidade, o sinal fica mais inteligente e isso traz muitas vantagens.

Vantagens da rede mesh

Primeiro é que você não precisa ficar se preocupando em procurar locais com o melhor sinal da sua internet em casa, a própria rede mesh faz isso! É, a cada segundo ela mesma já faz uma varredura e te mantém conectado ao ponto mais próximo e com o melhor sinal. E o que é melhor é que você pode andar pela casa, trocar o sinal de um ponto por outro e sem desconectar nem por um segundo! Muito bom né? É como se fosse um super sinal na casa toda.

Uma coisa legal é que eles conseguem transmitir os dados e ter um alcance melhor por causa dessa comunicação. E dá pra conectar várias pessoas ao mesmo tempo, todas com a mesma qualidade de internet. Ah, e se você quiser ainda pode distribuir essa velocidade quando fizer uma tarefa mais “pesada” como por exemplo, baixar um jogo ou filme, ou até mesmo assistir um streaming. Então já que pra jogar online você precisa de mais velocidade do que pra usar o WhatsApp e Instagram no smartphone, ele consegue distribuir melhor esse sinal e dar prioridade ao computador.

Como criar uma rede mesh?

Para ter uma rede mesh, você precisa do dispositivo e dos módulos. Daí a quantidade vai depender do tamanho do lugar onde você quer fazer a rede, tá? Ele sai um pouco mais caro do que um roteador comum e um repetidor, mas a qualidade da sua internet vai ficar ainda melhor, então por isso o valor pode valer a pena!

E aí, o que você achou da rede mesh? Acha que faria diferença na sua casa? Marca os amigos que usam repetidores para ter sinal melhor 😉