Saiba mais sobre os drones e sua evolução

saiba-mais-sobre-drones-sua-evolucao

 

Gente, os drones vem ganhando muito espaço, não é mesmo? Esses aparelhos voadores, que mais se parecem com pequenos helicópteros guiados por controle remoto, vêm sendo usados para cada vez mais funções e aparecem com tecnologia mais e mais avançada. Adoro! Vou te contar um pouco mais sobre eles e os últimos modelos lançados no mercado!

 

Como eles surgiram?

Os primeiros drones foram criados lááá em 1953, nos Estados Unidos, para fazerem serviços de espionagem. E sabe por que ganharam esse nome? Por causa do barulho que eles fazem, que aliás continua até hoje. Drone significa “zangão” em inglês! Interessante, né? A partir das décadas de 80 e 90, eles  passaram a ser usados como armas.

Hoje os drones continuam servindo para fins militares, mas ganharam espaço em diversas outras áreas como indústria, segurança e também para uso pessoal. E o legal é que esses aparelhos voadores são capazes de facilitar muito a nossa vida!

 

Drones ganham outros setores

Assim que se tornaram dispositivos mais acessíveis, os drones começaram a ser usados em setores públicos de segurança. Por exemplo, ajudando bombeiros a apagar incêndios em regiões de difícil acesso ou que apresentassem risco muito alto para as equipes de resgate. Muito bacana, né?

Eles também passaram a ser usados para estudar áreas de risco nas cidades, com vídeos e fotos produzidos por uma vista de cima privilegiada.

Empresas do setor imobiliário também já utilizam o drone para mostrar ao cliente a vista que ele terá de um apartamento comprado na planta, por exemplo. Já imaginou que máximo? O drone voa até a altura correspondente e você consegue ver o visual que vai ter da sua futura janela. Adorei!

Outra utilidade muito interessante do aparelho é na agricultura, sabia? Ele pode espalhar água, fertilizantes e pesticidas na plantação de forma rápida e prática. Além disso, o drone também é usado para tirar fotos da área, bem útil para avaliar o crescimento das plantas!

saiba-mais-sobre-drones-sua-evolucao-2

Você talvez já tenha notado que, aos poucos, equipes de jornalismo estão substituindo helicópteros por drones para fazer tomadas aéreas em reportagens e coberturas. Hoje também filmagens de eventos esportivos e shows usam drones equipados com câmeras de alta qualidade para registrar imagens de ângulos que antes não eram possíveis. Nossa experiência fica muito mais legal assim, não é mesmo?

A popularização e a operação cada vez mais fácil desses veículos promete revolucionar até a logística das empresas e a forma como são feitos os serviços de entrega, viu, como correios e motoboys. Alguns experimentos já foram feitos nesse sentido, indicando que em breve é possível que sua pizza seja entregue em casa por um drone. Demais, hein?!

Já quem tem drone para uso pessoal aproveita para tirar fotos lindas de paisagens ou de ângulos incomuns. Sabia que já existe até uma rede social voltada para imagens feitas com drones? É o Dronestagram!


E a legislação?

Como o uso civil dos drones é bem recente, países de todo o mundo ainda vêm trabalhando para definir regras. Isso porque a falta de legislação e regulamentação para o uso de drones deixa a situação muito em aberto, o que pode ser perigoso. Eles podem provocar acidentes se mal utilizados, além do potencial de se tornarem invasores da privacidade alheia. Aí não dá, né?

No Brasil, segundo a Anac, voos com drones estão permitidos apenas para esporte ou lazer e longe do público. Se for para usar pra outra coisa, tem que pedir autorização especial para a agência, viu? Apesar de não termos ainda uma legislação específica para os drones, tudo indica que essa regulamentação está bem próxima. Tomara!

 

Últimas novidades

Em janeiro deste ano, os drones foram a sensação de uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, a CES 2015 em Las Vegas. Lá foram apresentadas as últimas novidades do assunto, como o AscTec Firefly, um drone que usa a tecnologia RealSense, da Intel, sendo capaz de desviar de obstáculos com rapidez e habilidade surpreendentes! E este é só o primeiro de muitos drones inteligentes que vão usar essa tecnologia.

saiba-mais-sobre-drones-sua-evolucao-3

Uma das maiores fabricantes dos dispositivos, a Parrot, apresentou na feira minidrones incríveis, chamados Jumping Sumo e Rolling Spider. Eles são bem pequeninhos e super divertidos, equipados com câmeras e compatíveis com aplicativos para dispositivos móveis. Demais!

saiba-mais-sobre-drones-sua-evolucao-4

Outro recurso em evidência no mundo dos drones é o “siga-me”. Essa tecnologia permite que o drone te acompanhe, fotografe e filme, é só usar no pulso um dispositivo de rastreamento. Adoro! Um drone que usa esse recurso e vem dando o que falar é o chamado Nixie. Ele ainda é apenas um protótipo, mas promete! Usado como um relógio, ele se desdobra e voa para tirar sua foto e depois volta para você como um bumerangue. Como não amar?

 

saiba-mais-sobre-drones-sua-evolucao-5

 

A DJI, fabricante de drones mais famosa do mundo, lançou em abril o Phantom 3, seu mais potente modelo até agora que, além de gravar vídeos aéreos em alta resolução, ainda faz transmissão ao vivo do conteúdo capturado. Incrível!

É muita novidade, né? Agora eu te pergunto, você teria um drone para uso pessoal?