Saiba como usar o corretor do celular da forma certa!

Você é do tipo de pessoa que ama ou odeia o corretor ortográfico do seu smartphone? Se está entre um e outro, você faz parte da maioria! É, muitas pessoas adoram o fato do corretor impedir que se escreva uma palavra errada ou até mesmo conserte a palavra quando dedinhos agitados acabam tocando na letra errada, mas ao mesmo tempo dá aquela irritaçãozinha quando você escreve uma palavra de propósito e o tal do corretor muda para outra nada a ver, não é?

Acontece, sempre acontece. Mas sabia que existe uma forma certa para usar esse corretor e que pouquíssimas pessoas usam? É, de acordo com Ken Kocienda, um ex engenheiro da Apple que foi o responsável pela criação do teclado do iOS, nem todo mundo utiliza o corretor como deveria. Ken diz que a forma certa é primeiro escrever tudo o que você tem para escrever, e só então voltar para corrigir o texto!

Mas por que essa é a forma certa?

Porque o sistema de correção dos teclados funciona melhor quando ele verifica frases feitas e não palavras soltas! Assim ele pode aprender melhor o que deve corrigir ou não. Por exemplo, se você usa muito uma palavra que não é muito comum e o corretor sempre corrige, a partir do momento que você usá-la em frases feitas, ele vai aprender que não é para corrigir.

O corretor usa três princípios para corrigir as palavras. O primeiro é mudar a palavra para a que faria sentido ao seu ver de acordo com o padrão de toque no teclado, por isso ela pode corrigir palavras escritas com letras erradas ou trocadas. O segundo é usar as palavras que são mais comuns. E o terceiro é trocar por palavras que o usuário utiliza com frequência, ou seja, ele aprende quando você digita por exemplo o nome de uma pessoa e ele começa a corrigir e você muda de volta. Depois de um tempo ele para de corrigir aquele nome!

Esqueça a predição de palavras!

Muita gente também gosta de utilizar aquele sistema que prevê qual vai ser a próxima palavra que você vai escrever, não é? Mas Ken afirma que não é legal usar aquilo se você quiser digitar mais rápido, porque não é o que acontece. Mesmo que você ache que está ganhando tempo ao não ter que digitar a palavra, sua atenção vai estar dividida entre ler e digitar, então você vai acabar é perdendo tempo!

Isso mesmo, digitar tudo de uma vez é mais rápido!

E aí, você é do time que mantém o corretor ligado ou se livra logo dele? Não esquece de marcar os amigos para que todo mundo saiba como usar direitinho! 😉