Saiba como usar a tecnologia de pagamento por aproximação para se proteger do Coronavírus!

Oi, gente! Uma das formas de contágio do novo Coronavírus é através de superfícies e objetos infectados, sabiam? O vírus pode sobreviver até 72 horas a depender da superfície do objeto e por isso um dos conselhos pra se manter mais seguro é evitar manusear coisas que passam pelas mãos de muitas pessoas. Um grande exemplo disso é o dinheiro, seja cédulas ou moedas, e até mesmo o seu cartão de crédito que as vezes você precisa entregar pro vendedor para que ele coloque na máquina.

Pra se prevenir ainda mais contra o Coronavírus uma ótima solução é usar o tipo de pagamento por aproximação caso você precise comprar algo. Com ele você faz o pagamento pelo próprio celular e sem precisar entregar a ninguém. Além do mais você ainda pode fazer se mantendo distante do vendedor!

Claro que é muito importante manter o seu aparelho sempre limpo, e você pode clicar aqui pra saber como fazer isso com segurança, tá?

Usando o pagamento por aproximação

Um dos tipos de pagamento por aproximação que é mais usado aqui no Brasil é o do Google Pay, por isso vamos usar ele como modelo pra falar um pouco sobre a tecnologia, tá? Pra você saber se seu smartphone é compatível com essa tecnologia, é preciso ir em Configurações e em seguida em Conexões (ou Dispositivos Conectados) e Preferências de Conexão. Se ele tiver a opção NFC, é porque é compatível. Se não tiver, é porque não é.

NFC é o nome dessa tecnologia que permite que celulares possam fazer pagamento por aproximação porque ele permite que tenha troca de informações entre o celular e a maquininha se eles estiverem próximos. Então nem precisa encostar, basta estar perto!

Hoje em dia muitos estabelecimentos já aceitam esse tipo de pagamento, então você não vai ter dificuldade em encontrar. Até mesmo alguns transportes públicos! É o caso do MetrôRio e em alguns da SuperVia que já estão em testes, no Rio de Janeiro. Em São Paulo também já dá pra fazer esse tipo de pagamento em algumas linhas da SPTrans.

Pra realizar o pagamento é só destravar e aproximar o celular, ele vai reconhecer a conexão e então vai pedir uma forma de validação sua, que pode ser uma senha ou até sua impressão digital. Quando o pagamento for realizado ele mostra na tela do seu aparelho a confirmação. Olha só como é fácil:

O que é preciso pra usar esse pagamento por aproximação?

Pra usar esse tipo de pagamento o que acontece é que ele simula um cartão. Ou seja, é como se você tivesse usando um cartão físico, mas na verdade pelo celular! Então é preciso que você cadastre o seu cartão no seu celular e hoje em dia muitos bancos e bandeiras aceitam esse procedimento. Dá só uma olhada:

  • Banco do Brasil (Crédito VISA, Débito VISA, Crédito Elo e Débito Elo)
  • Bradesco (Crédito VISA, Débito VISA, Crédito Elo e Débito Elo)
  • Itaú Unibanco (Crédito VISA, Débito VISA, Débito MasterCard, Crédito MasterCard, Credicard e Itaúcard)
  • Porto Seguro (Crédito VISA e Crédito MasterCard)
  • Neon Pagamentos (Crédito VISA e Débito VISA)
  • Banrisul (Crédito VISA e Crédito MasterCard)
  • Next (Crédito VISA e Débito VISA)

Além desses também tem outros bancos que podem ser usados para pagamentos online no crédito.

Cadastrando o seu cartão

Se seu smartphone tem a conexão NFC e você tem um cartão compatível, é hora de fazer o cadastro.

Primeiro você precisa fazer o download do aplicativo Google Pay e pra isso é só clicar aqui. Ele também funciona no iPhone, mesmo que a Apple tenha seu próprio pagamento por aproximação, o Apple Pay. Pra baixar o Google Pay no iOS é só clicar aqui.

Abra o aplicativo e clique em Começar.  Logo no início ele vai mostrar a opção para Configurar e adicionar um cartão. Clique nessa opção. Caso prefira você pode ir em “Pagamentos” e depois na opção “+ Forma de Pagamento”.

Ele vai pedir uma foto do seu cartão ou caso você precisa pode digitar manualmente as informações, tá? Em seguida ele vai pedir a confirmação da sua identidade.

Por fim é só validar o cartão no aplicativo e confirmar como será o desbloqueio.

Escolhendo a forma de pagamento

Agora no aplicativo você vai novamente em Pagamentos e vai escolher qual cartão você quer usar caso tenha registrado mais de um.

Toque em “Configurar pagamento por aproximação”. Ele vai pedir a data de validade do seu cartão e o CVC, tá? Aí é só colocar e pronto!

Fica de olho!

Embora usar o smartphone pra pagar por aproximação seja uma ótima forma de evitar tocar em outros objetos, algumas máquinas mais antigas exigem que você coloque sua senha nela, então você vai ter que tocar de qualquer forma. Se isso acontecer, não esqueça de lavar as mãos logo em seguida ou então usar o álcool em gel já que você vai estar longe de casa.

E se seu smartphone não tem a tecnologia NFC, agora é uma boa hora pra trocar e ficar por dentro das formas de pagamentos mais atuais! Ah, e no Magalu dá pra encontrar muitos modelos que são compatíveis com o pagamento por aproximação! Quer dar uma olhada? Então clica aqui!

E aí, você já usou o pagamento por aproximação? Seu celular era compatível e você não sabia? Marca aí os amigos pra ajudar todos a ficarem mais seguros! 😉