Saiba como ter a Carteira de Trabalho digital no seu celular!

Gente, sabia que agora você pode ter sua carteira de trabalho em formato digital? É, assim como acontece com alguns documentos como a carteira de motorista, a carteira de trabalho também já tem um modelo digital! Para isso é preciso fazer o download de um aplicativo chamado CTPS Digital, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Bem legal né?

Vantagens da carteira digital

O legal de ter esse aplicativo é que você tem a Carteira de Trabalho e Previdência Social no seu celular a qualquer momento. Dá para consultar o número do seu PIS/PASEP quando precisar, dar uma olhadinha no seu contrato de trabalho atual e por um acaso se perder a carteira física ainda dá para solicitar uma segunda via.

É bom porque dá para ver tudo de forma mais rápido no celular e não precisa ficar carregando a carteira física para todos os lugares, né? Quer aprender como cadastrar e usar o CTPS Digital? Vem que eu te ensino.

Como cadastrar sua carteira digital

Primeiro você precisa baixar o aplicativo, tá? Ele está disponível para Android aqui, e para iOS aqui.

Agora você precisa fazer o seu cadastro. Assim que abrir o aplicativo, clique em “Entrar”. Em seguida vá na opção “Cadastre-se” embaixo e na próxima tela, clique em “Cadastre-se” novamente.

Vai aparecer um aviso dizendo que você deverá colocar dados pessoais no cadastro, tá? É só clicar em “Continuar”. Em seguida coloque suas informações corretas, como o CPF, data de nascimento, nome, entre outras, e clique em “Próxima”.

Ele então vai te fazer 5 perguntas sobre sua situação de trabalho, tá? É só responder tudo direitinho e pronto. Ele vai gerar uma senha provisória. Anota esse número, que é importante.

Agora você vai voltar no aplicativo do CTPS Digital e vai colocar seu CPF e essa senha provisória que você acabou de anotar. Na próxima tela você vai poder mudar essa senha para alguma que você lembre com mais facilidade. É só repetir a senha provisória onde tem “Senha atual” e colocar a que você quer em “Nova senha”.

Pronto, agora é só autorizar o aplicativo a ter acesso às suas informações e você terá sua carteira digital no celular com todos os dados da sua situação. Muito fácil né?

E aí, você já tem uma carteira digital? Marca aqui os amigos que iam adorar essa facilidade 😉