Saiba como se proteger de um vírus no Facebook que afetou alguns brasileiros

Saiba-como-se-proteger-de-um-vírus-no-Facebook-que-afetou-alguns-brasileiros

Gente, um vírus no Facebook pode ter afetado mais de 10 mil contas dos usuários. Vem saber mais e aprender a se proteger!

A empresa de segurança digital Kaspersky Labs identificou um novo vírus no Facebook que pode roubar e apagar os dados das contas dos usuários. Na verdade, funciona da seguinte forma: ele manda uma notificação pra pessoa dizendo que um amigo a mencionou em um comentário de um post.

Mas, na verdade, essa notificação, é enviada por esses cibercriminosos, que na primeira fase, usam esse “chamariz” pra instalar um arquivo malicioso no computador do usuário. Depois disso, o navegador infectado acessa o Facebook e começa a espalhar essa notificação de menção para os amigos, além de alterar a conta da pessoa na rede social.

Como se prevenir

Calma que é muito simples se defender desse tipo de vírus, viu? A Kaspersky recomenda a instalação de um bom programa de segurança no seu computador (tem muitos bons antivírus gratuitos para PC e smartphone, como eu explico nos vídeos que você pode ver clicando nos links), além de um pouquinho mais de cuidado ao navegar nas redes sociais. Outras medidas sugeridas são a alteração das suas configurações de privacidade lá do Facebook e evitar ao máximo clicar em links enviados por estranhos ou em mensagens suspeitas, tá?

Pra quem acha que pode ter sido infectado, a empresa orienta fazer um escaneamento contra malwares. Pra isso, é só você instalar um programa de segurança no seu computador (pode ser um dos que eu indiquei nos links acima!) pra que ele faça essa pesquisa e limpeza na sua máquina.

Mas, olha gente, tanto o Google quanto o Facebook já tomaram medidas pra resolver o problema o quanto antes.

Ah, outra coisa, o Facebook já conseguiu bloquear as técnicas de propagação dos arquivos maliciosos pelos PCs infectados e comentou com o pessoal da Kaspersky que não observou outras tentativas de infecção. Que alívio, hein?

E aí, me conta, você já passou por algum problema parecido por causa de vírus ou arquivos maliciosos?