Saiba como resolver os problemas mais comuns no seu celular Android com essas dicas!

Oi, gente! O smartphone aos poucos se tornou um item muito importante na vida de muita gente e principalmente em tempos de isolamento dá pra perceber o quanto esse aparelhinho ajuda a nos manter conectados, né? Mas como todo aparelho, é comum que as vezes o smartphone acabe apresentando alguns probleminhas, principalmente se ele já está sendo usado há um tempo.

A boa notícia é que muitos desses problemas podem ser resolvidos em casa mesmo, e por isso hoje eu vou te dar algumas dicas do que fazer quando seu smartphone Android estiver com algum defeito. Vem comigo!

Aplicativos dando erro

Muitas vezes o problema de memória cheia do smartphone e até mesmo alguns travamentos podem acontecer por causa de um aplicativo que não tá se comportando como deveria. Ou talvez ele esteja apenas salvando coisas demais no seu aparelho e uma dica interessante é limpar o cache desses aplicativos.

O cache é justamente esses dados que eles vão salvando aos poucos mas que com o tempo podem encher seu smartphone, tá? E deletar o cache não vai influenciar no uso do aplicativo. Pra fazer isso você só precisa ir em Configurar, depois em Apps e notificações e clicar no aplicativo.

Ao abrir a página dele, vá em Armazenamento e pronto, é só clicar em Limpar Cache. Você também pode limpar o armazenamento, mas aí em alguns vai ser preciso logar novamente e os dados salvos serão perdidos, tá?

Por fim, se o aplicativo ainda estiver apresentando problemas de travamento ou lerdeza demais, dá pra tentar desinstalar e em seguida instalar novamente.

Problema geral

Mas se o problema em seu smartphone não é por causa de um aplicativo ou você simplesmente não sabe qual aplicativo poderia estar causando o defeito, isso significa que pode ter outro motivo. Talvez um componente esteja falhando, ou o smartphone tá superaquecido ou até mesmo uma atualização que deu errado.

Uma dica muito simples, mas que pode ajudar bastante é simplesmente desligar e ligar seu smartphone de novo! Isso mesmo, só desligar e ligar! Isso ajuda porque ele vai limpar toda memória temporária, ou seja, vai parar com os processos e reiniciar, e isso pode ajudar a resolver alguma falha.

Caso isso não funcione, você vai precisar brincar um pouco de detetive pra tentar descobrir algo que não seja normal no smartphone. Por exemplo, verifique se ele tá esquentando demais enquanto carrega, porque um carregador que não seja original pode estar influenciando na temperatura do aparelho e isso colabora pra ele ficar mais lento.

Outro problema acontece com frequência é a falta de armazenamento, que pode acabar causando alguns bugs e travamentos. Caso seu armazenamento já esteja quase cheio, uma dica é usar o Files do Google pra fazer uma limpeza na memória. Dá pra fazer o download clicando aqui.

Por fim, se você não souber o que tá acontecendo, uma opção é resetar seu smartphone pras configurações de fábrica. Pra isso é preciso antes salvar o que você tem, fazer um backup das suas fotos e arquivos, pra não perder, tá? Porque quando se faz um reset de fábrica ele apaga praticamente tudo do aparelho.

Pra isso você precisa ir em Configurações, depois em Sistema, e escolher a opção Opções de Restauração e clicar em Apagar todos os dados.

Cuidando da bateria

É sempre bom ficar de olho em como está sendo o uso do seu celular e a bateria. A boa notícia é que mesmo que ela esteja acabando rápido demais, ainda tem como melhorar isso. Uma dica é dar uma olhada nas configurações de bateria e ver se tem algum aplicativo que tá usando muita energia mesmo em segundo plano. Pra isso é só ir em Configurar, depois em Bateria.

Caso algum aplicativo esteja usando muita energia, ele vai te avisar. 

Outra dica é usar o modo de economia de bateria pra fazer com que ela dure mais e não seja usada em tarefas desnecessárias. Algumas pessoas também recorrem ao famoso método de diminuir o brilho da tela pra assim economizar na energia e fazer a bateria durar mais.

Mas se mesmo com essas dicas a sua bateria tá acabando muito rápido, isso pode significar que ela está simplesmente desgastada. Isso acontece com smartphones mais antigos ou até mesmo se tiver algum problema em um smartphone novo. Se ele for novo, procure a assistência técnica porque pode ser que dê pra trocar a bateria. Mas se ele for velho, é mais vantajoso comprar um novo.

Problemas com a conexão

Na maioria dos casos se você tá com dificuldade de conexão no seu celular, o problema é externo. Talvez você esteja em um local onde o sinal não é bom ou não chega direito, ou talvez a própria internet esteja ruim. Uma dica é tentar a mesma conexão com outro aparelho, assim se todos apresentarem o mesmo problema, é porque não é o seu smartphone.

Mas as vezes o problema tá mesmo no aparelho e nesses casos a primeira dica é simplesmente desligar e ligar o celular. Isso pode acabar resolvendo o problema porque vai reiniciar todas as conexões.

Se mesmo assim ainda tiver problemas na recepção de sinal ou conexão, outra dica é resetar as conexões do seu smartphone. Pra isso é só ir em Configurar, depois em Sistema, Avançados, e em Opções de Restauração. Lá terá a opção Restaurar Wi-Fi, rede móvel e Bluetooth.

Também é importante estar rodando sempre a versão mais atualizada do seu sistema operacional, tá? Isso porque a cada atualização eles sempre estão consertando defeitos e problemas e por isso sempre que aparecer uma atualização, faça.

Se seu smartphone está com outros problemas que não foram resolvidos com as dicas, talvez seja preciso mesmo levar a uma assistência. Mas é bom ter em mente que todo celular acaba mesmo apresentando muitos problemas com o passar do tempo e por isso acaba chegando o momento de ter que trocar por um mais atual.

Se esse for o seu caso, não esquece de clicar aqui e conferir ofertas nos smartphones do Magalu. Dá pra comprar sem sair de casa e assim evitar dor de cabeça!

E aí, conhece alguém que tá com algum desses problemas no smartphone? Então mostra essa matéria pra ele! 😉