Saiba como o Google, a Apple e o Facebook querem ajudar quem passa muito tempo no smartphone!

Você consegue se imaginar vivendo sem um smartphone hoje em dia? A maioria das pessoas, não. Isso por um lado é bom, porque ele vem facilitando muito a nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. É tão bom pode estar em contanto com quem se ama e participando da vida deles de alguma forma, não é? Mas isso também tem um ponto bastante negativo. Esse uso exagerado de smartphones pode se tornar um vício, sabia?

Essa assunto, por ser bastante sério, vem sendo discutido há um tempo e como resposta, grandes empresas já começaram a tomar medidas para ajudar. É o caso da Apple, do Google e até mesmo do Facebook.

Google


A medida trazida pelo Google é bem interessante. A ferramenta que chega com o próximo Android, o Pie, mostra quantas horas você usou o seu smartphone por dia e quais foram os aplicativos mais usados. E se você achar que está usando um certo aplicativo por tempo demais, dá pra definir um limite por dia, que pode ser personalizado. Ou seja, você escolhe! Legal, não é?

Apple


Já a Apple anunciou sua novidade com o novo iOS 12, e ela funciona quase igual à do Google. Só que no iOS você pode ver também um relatório semanal. Ah, e ele também permite que você possa definir um limite de uso para certos aplicativos, e até te aconselha isso quando preciso. A Apple também trouxe um novo modo de Não Perturbe para os seus aparelhos, que além de desativar os sons das notificações, impede que elas até apareçam na tela. Assim você não vai ficar com aquela vontade de no meio da noite ligar a tela do celular para ver quem te marcou em alguma postagem 😉

Facebook


Outra empresa que está começando a se interessar nesse assunto e já está se mexendo pra ajudar seus usuários é o Facebook. Também pudera, não é? O Facebook e o Instagram hoje em dia estão na lista dos aplicativos mais usados em todo o mundo.

No Facebook a empresa resolveu focar mais em publicações dos seus amigos e familiares. Já no Instagram eles colocaram um aviso de quando você já viu tudo o que tinha que ver na plataforma, assim não perde tempo rolando todo o feed de notícias de novo e ganha tempo!

Mas já dá pra limitar o tempo!

Além disso, as redes sociais também ganharam uma nova ferramenta que vai te fazer passar ainda menos tempo nelas. No facebook ela se chama “Tempo no Facebook” e no Instagram se chama “sua atividade”. Ali você vai poder ver, assim como acontece nos sistemas operacionais, quanto tempo você gastou em cada uma delas durante a semana. Tem tudo nos gráficos.


Ah e aqui você vai poder também definir um limite para esse uso, independente se tem o iOS 12 ou se usa o Android! Você coloca o limite de tempo e se passar dele, recebe uma notificação para diminuir o uso. Ah, mas ele não bloqueia o uso, tá? Só te mostra que tá passando do limite.  

E aí, você acha que precisa controlar o uso em algum dos aplicativos? Deixa um comentário  pra mim! 😉