Saiba como manter seu celular Android mais seguro com essas dicas!

Oi, gente! Os smartphones são uma parte importante da rotina e hoje em dia é normal guardar muitas informações importantes neles, né? Vídeos, fotos, documentos e até conversas com amigos e familiares!

Por isso, hoje eu vou te dar 5 dicas incríveis de como manter o seu smartphone Android mais seguro e não correr o risco de perder esses dados.

Coloque uma senha no bloqueio de tela

O primeiro cuidado que você precisa ter com um smartphone Android é definir uma senha de segurança no bloqueio de tela. Dessa forma, ninguém poderá ter acesso a ele se você não permitir.

A boa notícia é que muitos já têm o sensor de impressão digital, então fica bem mais rápido ter acesso ao smartphone, é só tocar no sensor e pronto! Mas ainda assim ele pede pra você adicionar um padrão de desenho, um PIN ou uma senha, caso esteja com a mão molhada, ou queira permitir o acesso de outra pessoa confiável.

Ah, no caso de você desbloquear o smartphone com a senha em lugares públicos, toma cuidado pra não ter ninguém por perto de olho, tá?

Pra adicionar essa segurança é só ir em Configurações, depois em Segurança e Escolher Bloqueio de Tela.

Use a Autenticação de Dois Fatores

Muitos aplicativos e serviços oferecem uma opção de autenticação de dois fatores, que ajuda a manter sua conta ainda mais segura. Com ela, caso você ou outra pessoa tente logar na sua conta usando um aparelho desconhecido, ele vai pedir não apenas a sua senha, mas também um código extra, e por isso se chama de “2 fatores”.

Esse código pode ser enviado pro seu smartphone por SMS ou você pode usar um aplicativo autenticador, onde você tem acesso ao código através dele e é até mais seguro. Isso porque se você tiver o chip clonado, outra pessoa pode receber a SMS no seu lugar, tá?

Então mesmo que alguém descubra sua senha, não vai ter acesso a menos que tenha em mãos também o seu smartphone pessoal desbloqueado.

Senha nos Aplicativos

Se você quiser proteger ainda mais alguns aplicativos, como no caso o aplicativo autenticador da dica de cima, dá pra usar um outro aplicativo que te permite definir senha pra ter acesso a eles. É o caso do Norton App Locker.

Ele permite que você coloque senha em quantos aplicativos você quiser, assim mesmo que alguém tenha acesso ao seu smartphone e saiba a senha da sua tela de bloqueio, ela não vai conseguir abrir os aplicativos pra ter acesso ao seu conteúdo.

Ah, e uma dica importante é não usar a mesma senha de bloqueio pros aplicativos, tá?

Buscando por Vírus

Embora seja menos frequente, os vírus também podem atacar smartphones, sabia? Então é sempre melhor prevenir do que remediar, né? Alguns desses vírus podem, inclusive, coletar informações do seu celular e enviar pra outras pessoas. Bem perigoso!

Por isso, a dica é usar um app de antivírus pra sempre estar fazendo uma varredura ou até mesmo manter o aparelho seguro a todo momento. Hoje em dia já dá pra encontrar versões para Android de muitos antivírus bem conhecidos como o Avast, por exemplo. É só ir na Play Store, procurar por antivírus e escolher um que tenha boas avaliações.

Mudando aplicativos padrões

No seu smartphone Android já vem todos os aplicativos que você precisa pra usar vários serviços, né? Mas você sabia que dá pra mudar isso? É, você pode escolher trocar o Chrome pelo Firefox, se preferir, assim evitar que o Google tenha acesso a muitas informações do seu smartphone.

Pra fazer isso, é só baixar o aplicativo que você deseja e então ir em Configurações, depois em Aplicativos Padrões e escolher qual você prefere.

E aí, qual outra dica você daria para manter o seu Android mais seguro? Me conta aí!