Saiba como identificar se seu celular está com vírus e o que fazer!

Os vírus estão em todos os lugares, seja em computadores ou em smartphones, e por isso é importante ficar sempre atento(a) com os nossos aparelhos! Hoje em dia usamos nossos celulares pra tanta coisa que a presença de um vírus ou de malware pode ser um problema daqueles, né?

Quer saber se há uma chance do seu smartphone ter um vírus? Então fica de olho nessas 10 situações:

Seu aparelho reinicia do nada?

O vírus pode trazer algum problema de funcionamento no aparelho e um dos mais comuns é fazer com que o seu smartphone fique reiniciando sozinho a todo momento. Se além disso, os aplicativos começarem a travar mais ou funcionar de forma indevida, já é um motivo pra desconfiar!

A bateria não tá durando?

Outro indício de que o seu smartphone pode estar com vírus é caso a bateria comece a durar muito pouco de um dia pro outro. Claro que com o tempo a bateria de todo aparelho vai durando mesmo cada vez menos, mas se isso acontecer de forma muito rápida, é um sinal!

Seu Bluetooth liga sozinho?

Fique de olho no seu Bluetooth. Se você desligar ele e ele ligar sozinho, isso também pode ser um sinal de vírus. Tente fazer o teste umas 3 vezes, se ele ligar sozinho nas 3, é porque o vírus está controlando essa função pra poder se espalhar para aparelhos próximos.

Estão surgindo aplicativos no seu celular?

Um outro sintoma de que seu celular pode ter vírus é se você começar a notar a presença de aplicativos que você não baixou nem instalou. Isso é sinal de que tem algo controlando e instalando coisas no aparelho sem sua permissão e pode ser perigoso.

Muito anúncio?

Suas notificações estão lotadas de anúncios e propagandas indesejadas? Cuidado, isso pode ser sinal de que um dos sites ou programas que você teve acesso pode ter sido transmissor de um vírus!

Mensagens que não são suas

Os vírus podem vir de diferentes fontes, inclusive de mensagens enviadas por amigos que na verdade nem foram eles que enviaram. Alguns basta um clique e então seu celular é infectado e começa a enviar mensagem pros seus contatos sem que você saiba. Sempre que receber um link de um amigo do nada, pergunte do que se trata antes de abrir! E se alguém disser que você enviou uma mensagem que na verdade você não enviou, já fica esperto!

Autenticando a todo momento?

Se seus aplicativos estão pedindo sua autenticação muitas vezes, algo não tá certo. Geralmente você só precisa fazer a autenticação uma vez, então esse é outro sinal de alerta.

Ações que não são suas

Além de enviar mensagens que não foi você que mandou, um vírus pode fazer mais do que isso. Ele pode curtir fotos em aplicativos como Facebook, por exemplo, ou fazer até mesmo postagens. Se isso acontecer com você, saiba que tem algo errado!

Seus dados estão acabando rapidamente?

Quem faz uso de internet móvel e controla os dados que são usados a cada dia pode perceber que do nada o uso desses dados aumenta sem motivo aparente. Se isso acontecer, é muito provável que o culpado seja um vírus.

Serviços que você nunca se cadastrou?

Se você notar a fatura do seu celular mais cara, é preciso entender o motivo. Alguns vírus são capazes de cadastrar o seu número m serviços que são oferecidos pela operadora sem que você saiba! Coisas como, por exemplo, sms paga.

Meu celular está com vírus, o que eu devo fazer?

Se você identificou vírus no seu celular, ou até mesmo tenha a suspeita de que pode ter, o mais recomendado é baixar um anti-vírus na loja de aplicativo, instalar e fazer uma varredura. Por sorte hoje em dia temos várias opções! Vou mostrar algumas delas.

Clean Master – Antivírus e Limpeza de Celular

Além de proteger contra os vírus, esse aplicativo ainda te ajuda a ficar apagando arquivos desnecessários, melhorando assim também o armazenamento do aparelho.Para fazer download para Android basta clicar aqui!

dfndr security: antivírus, acelerador e limpeza

Ele protege de vírus, fraudes e ainda tem proteção em caso de perda ou roubo. Um dos aplicativos mais baixados nessa categoria e feito pela PFSafe, que já é bem conhecida. Para fazer download para Android basta clicar aqui!

Security Master – Antivírus, VPN, AppLock, Booster

Outra opção pra se proteger de vírus, ele também oferece recurso pra bloquear aplicativos, assim mesmo com a tela desbloqueada, é preciso colocar um padrão para acessar esses aplicativos. Para fazer download para Android basta clicar aqui!

E aí, alguma dessas coisas já aconteceu com o seu aparelho? Marca os amigos e familiares pra todo mundo ficar mais protegido 😉