Saiba como ficar mais seguro quando se conectar em redes Wi-Fi públicas e gratuitas

Nada melhor do que entrar em um lugar com uma rede de internet Wi-Fi, pra não precisar gastar os dados de internet da operadora, não é? Hoje em dia é muito comum que locais públicos tenham uma rede de acesso, e ela pode ser aberta ou até mesmo protegida por uma senha que é passada para quem frequenta o lugar. Mas você sabia que precisa tomar alguns cuidados em casos como esses?

É, o acesso gratuito à internet é muito bom, mas por muita gente utilizar e principalmente por ser aberto, ele também acaba sendo um pouco mais perigoso. Não se preocupe, existem alguns cuidados básicos que você pode tomar quando estiver utilizando uma rede de internet aberta, e eu vou te dizer quais são eles agora!

1 – Sempre saiba qual é o provedor

É comum achar uma rede aberta na rua ou até em locais grandes como aeroportos e rodoviárias, não é? Mas cuidado, tá? Por mais seguro que possa parecer o nome da rede, só conecte por ela se você souber qual é o provedor da rede, ou seja, quem está te dando esse acesso. Essas redes sem senha geralmente são as mais fáceis para se coletar dados de quem acessa.

2 – Não faça operações bancárias enquanto estiver conectado nas redes públicas

É, isso mesmo. Os aplicativos e sites de banco contam com muita segurança, mas ainda assim é bom não arriscar porque ela não é perfeita. O melhor mesmo é não usar essa internet pra fazer nenhuma operação bancária ou financeira, só para garantir que esse tipo de dados não sejam acessados por outras pessoas mal intencionadas. Se você precisar mesmo fazer uma operação como essa e não estiver em casa ou em um lugar privado, é melhor utilizar a internet da sua operadora. Vale a pena gastar os dados para isso, vai por mim!


3 – Fique de olho nos sites

Algumas pessoas não sabem disso, mas quando se acessa um site ele pode ter os dados criptografados ou não. Para saber isso, basta olhar se do lado do endereço do site tem um iconezinho de cadeado fechado. Se sim, ele é seguro. Se não, evite acessar esses sites em redes abertas. Na verdade, o certo é evitar entrar neles até em redes seguras! É, porque alguns hackers podem usar sites falsos para roubar dados da vítima. Uma dica é que os sites que começam com o HTTPS são seguros!

4 – Verificação extra

Existe uma opção em quase todos os serviços como Google, Facebook, Whatsapp, Instagram e até Outlook para selecionar uma verificação de duas etapas quando se acessa em outras redes. Uma dica importante é ativar essa opção quando for utilizar Wi-Fi fora de casa. Para fazer isso basta ir nas configurações desses aplicativos e na seção de segurança. Assim, quando se conecta a eles, os próprios serviços criam um código extra de acesso que geralmente é mandando por SMS. Assim fica mais difícil para outras pessoas conseguirem ter acesso às suas contas de e-mail e redes sociais.


5 – Não compartilhe arquivos com a rede

Em smartphones isso é mais difícil de controlar, mas em notebooks geralmente existe uma opção de compartilhamento de arquivos na rede, sabia? Ela não vem ativa normalmente, então quer dizer que você nunca mexeu nela, não precisa se preocupar. Mas se você já ativou essa opção, desative. É mais uma forma de evitar que seus dados acabem caindo nas mãos erradas.

E aí, você costuma entrar em redes de internet Wi-Fi gratuitas? Já sabia dessas dicas? Marca aqui seus amigos para todos ficarem mais protegidos 😉