Saiba como fazer a prova de vida do INSS através do aplicativo no celular!

Oi, gente! O Instituto Nacional do Seguro Social, também conhecido como INSS, sempre pede uma prova de vida anual para quem recebe o benefício, pra evitar fraudes e pagamentos errados. Porém, desde março, no início da pandemia aqui no Brasil o serviço acabou sendo suspenso.

Mas agora, a novidade é que o INSS já vai começar a disponibilizar uma nova forma de fazer a prova de vida, através da biometria facial! Quer saber mais, vem que eu te conto tudo!

Nova prova de vida

É isso mesmo, a partir do dia 20 de agosto já vai ser possível fazer a prova de vida através do celular sem sair de casa e de forma segura. O projeto ainda tá no início e é resultado de uma parceria com a Secretaria do Governo Digital do Ministério da Economia e a Dataprev.

Cerca de 500 mil pessoas vão poder se beneficiar dessa novidade ainda esse mês.

Pra fazer a prova de vida será preciso baixar os aplicativos Meu Inss e Meu Gov. Se você ainda não tem, é só clicar nos links abaixo:

Meu INSS – Android clica aqui e iOS clica aqui.

Meu Gov – Android clica aqui e iOS clica aqui.

Lembrando que é preciso se cadastrar nos dois antes de começar, tá?

Primeiro você vai abrir o app Meu INSS e escolher a opção Prova de Vida.

Ele vai te informar que pra fazer essa prova de vida você terá que ter o aplicativo Meu Gov, e até te dá o link para fazer download.

Então você abre o Meu Gov e vai aparecer uma notificação da prova de vida, clica nela.

Aí é só clicar em Autorizações, escolher a que estiver Pendendo e clicar em Autorizar.

Confirme que você autorizou e em seguida coloque a data de emissão da sua CNH. Caso não tenha, ele pode pedir o título de eleitor também, tá?

Agora é hora de tirar a selfie! Ele pode pedir pra você mover a cabeça, fechar os outros e sorrir também. Quando acabar é só voltar pro app Meu INSS, clicar de novo em Prova de Vida que terá lá a mensagem de confirmação.

Os selecionados serão avisados

Como eu disse lá em cima, o projeto ainda tá no começo, então ainda é um piloto. Nessa primeira fase 500 mil beneficiários serão escolhidos para usar o recurso. Nesse caso eles vão receber ou um e-mail, SMS, ou uma ligação telefônica anunciando.

Se você tiver alguma dúvida ainda pode ligar para o telefone 135. Segundo o INSS, o objetivo é que em breve todo mundo possa fazer a prova de vida por biometria.

E aí, o que achou da biometria feita através do aplicativo? Me conta aí 😉