Saiba como escolher o melhor tamanho de tela pra sua TV nova!

Oi, gente! Uma das dúvidas de quem vai comprar uma TV nova muitas vezes acaba sendo a de escolher o tamanho da tela, né? Isso é importante, porque se você ficar muito perto ou muito longe, a depender do tamanho da tela, pode acabar prejudicando suas vistas.

Quer saber como escolher o tamanho ideal? Vem que eu te ajudo!

Quanto maior, melhor?

Claro que no geral, quanto maior o tamanho da tela, melhor é a experiência, né? Mas isso depende do ambiente no qual ela vai estar. Não adianta você comprar uma TV com tela muito grande se vai colocar em um quarto pequeno.

O ideal é ter uma ideia de qual seria a distância correta e a partir daí escolher quais os tamanhos se adequam melhor ao seu espaço. Existe uma pequena conta que você pode fazer pra descobrir isso. Pra isso, basta calcular a distância que vai ficar entre a TV e o seu sofá, ou cama, ou poltrona, ou qualquer local que você vai sentar ou deitar para assistir. É bem fácil, olha só:

Você vai fazer o cálculo a partir da resolução da tela da sua TV, segue esse esquema:

Resolução Padrão (480p) = Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal

Resolução HD (720p) = Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal

Resolução Full HD (1080p) = Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Ou seja, se sua TV é Full HD e a distância entre ela e sua cadeira foi de 2 metros, basta multiplicar esse valor por 21. Ou seja, uma TV de 42 polegadas seria a ideal. Legal, né?

Mas se você não quiser fazer a conta, ainda dá pra seguir por recomendações, como essa:

Cuidado com a distância

Agora que você descobriu qual é o tamanho da TV ideal para você, é bom também ficar de olho qual é a distância máxima e mínima recomendada pra você não ter problemas na visão, tá? Isso pro caso de você querer chegar a cadeira mais pra frente, ou deitar mais perto da TV ou até mesmo adicionar mais cadeiras que fiquem mais afastadas.

Dá só uma olhadinha:

Tamanho da Tela Distância mínima Distância máxima
26 polegadas 1m2m
32 polegadas 1,2m2,4m
37 polegadas 1,4m2,8m
40 polegadas 1,5m3,0m
42 polegadas 1,6m3,2m
46 polegadas 1,75m3,5m
50 polegadas 1,90m3,8m
52 polegadas 2,04,0m
55 polegadas 2,1m4,2m
60 polegadas 2,2m4,6m

Dicas Extras

Se você quer comprar uma nova TV, eu tenho algumas dicas extras pra te ajudar. Primeiro é que depois de escolhida a TV, meça a peça onde ela vai ficar ou até mesmo o painel onde você pretende coloca-la para ver se comporta uma TV daquele tamanho, tá? Geralmente quando se compra um painel ele diz para quais tamanhos é mais adequado. Se for uma peça pra TV ficar em cima, basta medir o comprimento.

Outro detalhe a olhar é o tipo de tela da sua TV. Por exemplo, se você quer uma TV pra ficar na sala, onde vão assistir várias pessoas ao mesmo tempo e algumas ficam mais de lado da tela, o painel de IPS pode ser o mais indicado. Já se a TV vai ficar no seu quarto e você vai ficar sempre de frente pra ela, pode optar por um painel VA, que tem um contraste melhor.

E aí, tá pensando em comprar uma TV nova? O que achou das dicas?  😉