Saiba como encontrar o cometa Neowise no céu com a ajuda de aplicativos!

Oi, gente! O cometa Neowise tá passando próximo à Terra e durante alguns dias vai ser possível vê-lo no céu, sabiam? Pois é, até a próxima quinta-feira (30) você consegue ver o cometa mesmo a olho nu! A partir daí ele vai se afastando mais da Terra e vai ficando mais difícil de ver, mas ainda vai ser possível com um binóculo ou telescópio.

E olha só que interessante, o cometa Neowise só vai estar visível daqui da Terra novamente daqui a 6.765 anos! Muito tempo né? Melhor aproveitar a oportunidade agora! E pra te ajudar a encontrar a posição e os horários certos pra ver o cometa, hoje eu vou dar algumas dicas de aplicativos! Vem comigo!

Comet NEOWISE App

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo astrofísico Hanno Rein, lá na Universidade de Toronto Scarborough, exclusivamente para estudo do cometa. Bem legal, né? Infelizmente para quem tem um Android, ele só funciona no iOS.

Com ele é bem fácil localizar o cometa no céu durante a noite. É só apontar o smartphone pro céu e procurar pelo ponto vermelho marcado na tela, que indica a posição do Neowise. Simples, né?

Pra fazer download dele é só clicar aqui! Lembrando que só tem versão pro iOS, tá?

Aplicativos no Android

Se você não tem um iPhone e também quer ajuda pra localizar o Neowise, outros aplicativos podem ajudar na tarefa também. Um exemplo é o SkySafari, que é um mini planetário que cabe dentro do seu bolso.

É só apontar o smartphone pro céu que ele localiza planetas, constelações, satélites e estrelas. Muito interessante, né? Pra fazer download dele pro Android é só clicar aqui!

Caso você prefira outra opção, tem o Carta Celeste, que tem um funcionamento bem semelhante…

Com ele basta selecionar o modo AR no menu “Modo” e apontar pro céu que ele também identifica estrelas, planetas, cometas e constelações no céu. Assim fica fácil procurar pelo Neowise, né? A dica é deixar o modo AR no ON ou invés do AUTO, porque se você tocar na tela e deixar seu dedo lá, ela fica pausada, mesmo que você mude a direção do celular.

Curtiu? É só clicar aqui e fazer o download.

E, por fim, existe o aplicativo SkEye que tem uma versão específica pro cometa, justamente pra te ajudar a encontrá-lo. É só dar permissão para que ele possa ter acesso aos dados de localização e apontar o celular pro céu a procura do Neowise.

Pra baixar o SkEye, é só clicar aqui!

E aí, já viu o cometa? Já usou um desses aplicativos? Me conta aí 😉