Saiba como dividir o seu HD

No dia a dia com o computador usamos e abusamos na gravação de arquivos, certo? Tudo vai bem até a hora em que precisamos reinstalar o sistema operacional. Daí, caso você não tenha tomado as precauções que vou ensinar neste post, sua única chance é fazer um backup completo, como aquele que ensinei a fazer neste post aqui.

Mas só quem tem 500GB ou mais de arquivos e programas sabe o quanto demora para completar a tarefa. Por isso, uma dica bacana é repartir o HD em, pelo menos, duas seções: a do sistema e a dos arquivos. Assim, quando for reinstalar o Windows ou Linux, por exemplo, você mexe apenas na parte dedicada ao sistema operacional e deixa seus arquivos intactos. Este processo tem o nome no meio técnico de “partição”. Vem com a Lu aprender como fazer!

Se o seu Windows for 7 ou versão superior, ele mesmo ajuda a fazer isso. Basta apertar simultaneamente as teclas Windows e R para abrir o campo de comandos e, em seguida, digitar “diskmgmt.msc”.

Feito isso, você vai abrir o programa de gerenciamento de disco que permite fazer as funções de partição no disco do sistema, assim como alocar mais espaço para a transferência de arquivos de uma partição para outra.

Para versões mais antigas do sistema operacional, com a XP (ainda muito utilizada), você pode recorrer a programas gratuitos, como o Partition Wizard. Ele, na prática, faz as mesmas funções do aplicativo original do Windows.

como-dividir-seu-hd

Para utilizar este programinha você deve se ligar a um detalhe: após baixar, retire todos os discos externos (tipo HD e pen drive) para não se confundir. Essa medida é necessária para você não se embolar com a quantidade de letrinhas representando drives que o programa vai exibir.

Com o programa aberto, escolha a opção “Minitool Partition Wizard”. Depois, selecione o drive associado à palavra “System” (é só ver a última coluna, conforme a imagem).

Então, com o botão direito selecione a opção “Split” (“separar” em inglês) e reserve pelo menos 70GB para o sistema e o restante para seus arquivos.

Agora é só mover os arquivos que você queira preservar para a nova partição, podendo aumentar seu espaço a partir da função “Extend”, também acionada quando você clicar com o botão direito sobre a partição que deseja expandir.

como-dividir-seu-hd-2

Uma dica importante: você não pode transferir programas instalados, mas apenas arquivos (documentos, fotos, vídeos etc). Para conseguir manter o programa depois da reinstalação do sistema, você precisa instalar de novo na nova partição, ok?

Pronto, agora, caso queira atualizar o seu Windows para versões mais recentes ou apenas fazer uma instalação de emergência, não precisa ficar horas fazendo backup. Basta formatar somente a partição do sistema. Bem mais prático e seguro, né?

Agora, aproveita e me conta: que arquivo você nunca quer perder aí no seu HD?