Saiba como criar uma senha super segura!

A maioria dos serviços e programas que usamos na internet estão protegidos por senhas e pela importância de muitos deles uma das maiores preocupações é ter uma senha difícil de ser descoberta, né? Pois mesmo depois de tantos anos de internet, muita gente ainda acaba criando senhas fáceis com medo de esquecer e com isso facilitando com que hackers e pessoas má intencionadas descubram rapidamente.

Hoje eu vou te ensinar a pensar em senhas para sites e serviços que sejam difíceis e que garanta mais segurança. Vamos as dicas?

Coisas que você NÃO deve fazer

Vamos começar deixando claro coisas que você não deve fazer na hora de criar as senhas, tá? Primeiro, não coloquei combinações em sequência, tipo “123456” ou “10203040” ou “abc123”. Essas são as senhas mais fáceis de serem descobertas por programas, sem contar que sempre são testadas.

Segundo, não use datas especiais como aniversários e nem nomes de pessoas próximas porque também é outra coisa que quem quer invadir seus programas vai tentar, tá? Então dito isso, vamos as coisas que você DEVE fazer.

Misturar letras, números e símbolos

É um truque simples, mas ajuda bastante a deixar sua senha mais segura. Não escreva só um nome ou só um conjunto de números, misture tudo! E ainda adicione uns símbolos no meio, e pronto, sua senha vai estar bem protegida. Pode ser um ? ou um ! ou até mesmo *, @, %, o que você preferir.

Uma dica muito legal é pegar uma palavra e substituir umas letras por caracteres. Tipo o A por @, ou o E por um 3, o I por um !, entre outros. Então por exemplo você pode usar a palavra internet e criar !nt3rn3t.

Usando letras maiúsculas

Um detalhe que também pode ajudar bastante é colocar uma letra maiúscula no meio. É, isso pode dificultar bastante o trabalho de quem quer desvendar sua senha ou até mesmo usar programa hacker pra isso.

Use mais caracteres possível

Sempre procure criar uma senha com mais caracteres do que o mínimo exigido. Então se você tá em um site ou serviço que tem que ter uma senha de 8 a 15 caracteres, por exemplo, tente fazer um com cerca de 10 ou mais, porque isso deixa mais difícil dela ser descoberta.

Usando as duas mãos

Ah, essa dica pode parecer boba, mas pode também fazer a diferença. Escolha uma senha que pra digitar você precise usar as duas mãos. Isso porque se você escolher uma senha onde as letras e os números estão pertos um dos outros, você pode se acostumar a digitar com uma mão só e se estiver em algum lugar com mais gente, alguém pode ver e decorar. Se você digita com as duas fica bem mais difícil saber qual a ordem das teclas que você aperta, né? 😉

Dica de ouro!

Uma das dicas mais importantes nesse assunto é que você crie uma senha diferente para cada serviço. Ou seja, sua senha do Facebook não pode ser a mesma da senha do e-mail, por exemplo. Dessa forma se por um acaso ela for descoberta, a pessoa não terá acesso a tudo.

E aí, achou as dicas úteis? Então marca os amigos e familiares pra dar esse toque e todo mundo ficar protegido! 😉