Saiba como criar senhas fortes e seguras e se manter mais protegido na internet!

Oi, gente! Hoje em dia dá pra fazer muita coisa na internet e ela facilita a vida, principalmente em época de pandemia onde tudo que é possível fazer online já ajuda bastante! Mas embora a internet seja muito boa nesse sentido, é preciso tomar alguns cuidados para que você esteja seguro dentro dela.

Um desses cuidados é saber como escolher senhas fortes pra dificultar qualquer tentativa de roubo de senha ou de ataque hacker nos seus serviços. E por isso hoje eu vou dar dicas muito importantes sobre esse assunto. Prontos pra saber mais? Então vem comigo!

Escolhendo bem a sua senha

As suas senhas são muito importantes porque é através delas que você tem acesso a informações importantes e pessoais na internet. Caso alguém acabe descobrindo essa senha ou roubando de alguma forma, essa pessoa vai poder entrar no seu e-mail e ler ou enviar mensagens com o seu nome, acessar suas redes sociais, e até mesmo sua conta bancária.

Por isso eu vou te dar dicas de como escolher bem suas senhas!

Em primeiro lugar, evite usar dados pessoais que as pessoas podem ter acesso fácil na sua senha como por exemplo seu nome, seu sobrenome, data de aniversário, placa de carro, número de telefone ou dados que possam ser visto nas suas redes sociais como aniversários de pessoas importantes pra você.

Também é muito importante não usar sequências feitas no teclado como, por exemplo “1qa2ws” ou “qwertasdfg”.

Outra coisa a se evitar é usar frases e palavras conhecidas publicamente como nomes de música, de filmes, de atores, atrizes, personagens, time de futebol, entre outros.

Então, no fim, sua senha precisa ser forte, né? Uma forma de fazer isso é escolher senhas grandes, porque assim fica mais difícil de serem descobertas por tentativas. Outro detalhe que pode fazer a diferença é você usar vários tipos de caracteres, não só letras e números, tá? Ou seja, dá pra usar pontuações também.

Dicas de como criar uma senha forte

Quer saber como pensar em uma senha forte? Vou te dar algumas dicas.

A primeira é você pensar em uma frase, qualquer frase. Pode ser uma letra da sua música preferida, ou uma citação de um livro ou filme, qualquer coisa. Em seguida você usa só as iniciais de cada palavra (você também pode usar só as segundas letras de cada palavra, ou só as últimas letras, dá pra escolher).

Por exemplo, você pode escolher a frase ““Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”. Nesse caso ficaria “ODIAMP” usando as primeiras letras.

Agora você pode escolher as palavras cuja inicial vai ficar maiúscula, como por exemplo as palavras grandes com mais de 2 letras. Então ficaria “OdIaMP”.

Em seguida o que você pode fazer é trocar algumas letras por números que pareçam com elas como por exemplo usar o 0 ao invés do O. Ou o 1 ao invés do I. Pode também usar o 4 ao invés do A, o 5 ao invés do S, o 7 ao invés do T, o 8 ao invés do B ou outras que você achar parecido, tá?

Nosso exemplo então ficaria assim: “0d1aMP”.

E agora para finalizar você só precisa adicionar alguns caracteres especiais para deixar a senha mais forte. Nesse caso para a senha ficar com mais caracteres poderíamos colocar um no começo, um no meio e um no final. Então a senha poderia ficar “?0d1?aMP?”.

Viu só? Ficou uma senha muito difícil de se adivinhar e bem forte. Pra ficar ainda melhor você pode escolher uma frase maior e ter mais caracteres, tá? Lembrando que esse é um exemplo, então não use essa senha porque agora ela já é uma palavra pública e conhecida já que muita gente vai ler essa dica!

Cuidado com suas senhas

Depois de criar sua senha, mesmo sendo forte, você ainda precisa tomar cuidados para ela ficar segura. Evite digitar sua senha perto de pessoas estranhas, em computadores ou smartphones de outros e, principalmente, não anote a senha em papeis e lugares de fácil acesso como por exemplo no ambiente de trabalho.

Ah e nunca, jamais, forneça sua senha pra ninguém! Nenhuma instituição, nem mesmo seu banco, pode pedir suas senhas. Caso isso aconteça, não passe a informação e suspeite porque pode ser um golpe, tá? Seja por telefone, e-mail, mensagens ou ligações.

Outra dica importante é que você não use a mesma senha pra vários serviços, tá? Porque se alguém descobrir, vai ter acesso a todos. Evite usar suas senhas em conexões que não são seguras e não use a opção “Lembre-se de mim” ou “Continuar conectado” em computadores que não sejam o seu.

Caso seu computador ou smartphone seja furtado ou roubado, encontre um aparelho seguro (de algum amigo ou familiar) e troque todas as suas senhas, tá?

Sempre protegido

O CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) é um grupo responsável por cuidar de incidentes envolvendo segurança na internet e no portal deles você pode encontrar várias dicas e até e até palestras sobre o assunto. Bem legal, né?

Por exemplo, se você clicar aqui, terá acesso a Cartilha de Segurança deles, onde vai poder saber mais como fazer senhas fortes e como ficar sempre seguro!

E aí, depois de ler essas dicas você ainda acha que sua senha é forte? Já compartilha com os amigos pra eles ficarem mais seguros também!  😉