Saiba como ativar o gerenciador de senhas do Google no navegador!

Oi, gente! Hoje em dia pra acessar a maioria dos serviços importantes na rotina, é preciso colocar uma senha, assim tudo fica mais seguro contra invasões, né? E pra facilitar a vida dos usuários, o Google conta com um gerenciador de senhas próprio! Com ele, suas senhas são preenchidas automaticamente e você não precisa ter que ficar digitando a cada acesso, o que salva bastante tempo né?

Ele já existe na maioria dos navegadores e até nos smartphones Android. Basta você logar na sua conta no navegador ou no celular e então ele vai sincronizar suas senhas automaticamente e já vai reconhecê-las. Vem saber como usar essa ferramenta!

Gerenciador de senhas do Google no computador

No computador o gerenciador de senhas funciona com a maioria dos navegadores, inclusive claro o Google Chrome. Vou ensinar como usar a ferramenta nele, tá?

Primeiro você vai fazer o login da sua conta no navegador e em seguida vai em “configurações” que aparece ao clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito. Caso não apareça essa opção, clique em “Ajuda” e em seguida “Sobre o Chrome”.

Agora é só clicar na opção “Preenchimento automático” e em seguida em “Senhas”.

Nela, você vai ligar a opção de Salvar senhas, tá? Ah, e você também pode ligar a opção de “Login automático”, e assim sempre que você for fazer login em um serviço, basta colocar seu nome de usuário que ele já vai completar com sua senha. Assim você não tem que digitar toda hora!

Agora quando você for fazer o login em um site, o Chrome vai perguntar se você deseja salvar o usuário e a senha. É só clicar que sim, e da próxima vez ele já preenche tudo automaticamente como no serviço da Netflix, por exemplo, ou no Facebook.

Gerenciador de senhas do Google no smartphone

Nos smartphones também dá pra usar a ferramenta através do navegador, seja no Android ou até mesmo no iOS se você tiver o Chrome instalado, tá? Ele funciona em conjunto com o Google Smart Lock, que garante acesso instantâneo pros aplicativos e serviços do Google com segurança.

Primeiro é preciso abrir o navegador Chrome no seu celular e em seguida ir nos três pontinhos que ficam no canto superior direito e escolher a opção “Configurações”.

Em seguida escolha a opção “Senhas”.

Ele vai te mostrar as mesmas opções da versão no computador, e você vai marcar a opção de Salvar Senhas (pra deixar ativada) e de Login automático.

Gerando senhas fortes

Outra forma bem interessante de usar esse gerenciador do Google é pra você conseguir senhas mais fortes, ou seja, mais difíceis de serem descobertas. Pra isso é só ir no navegador e digitar “chrome://flags” (sem as aspas, tá?).

Depois vá em “Ativar geração de senhas” e clique para Ativar. Caso o seu esteja em inglês, é em “show autofill signatures” e escolhe “enabled”

Agora, quando você for se cadastrar em um site ou um serviço ele vai identificar e vai gerar uma senha como opção pra você usar! Bem legal, né? Essas senhas são verificadas pelo sistema e consideradas senhas fortes e sempre que você for acessar o serviço eles vão identificar e completar automaticamente.

Você pode escolher se vai usar ela ou não, tá? E se você usar e quiser verificar depois, é só ir no gerenciador de novo que ele guarda lá todas as suas senhas caso você esqueça alguma.

Pronto, agora com o gerenciador de senhas ativado, vai ser mais fácil entrar nos seus serviços e nas suas contas pelo navegador! 

E aí, o que achou dessa forma de gerenciar as senhas no navegador? 😉