Saiba como a tecnologia pode te ajudar a se prevenir contra o Coronavírus!

Oi, gente! Vocês com certeza já ouviram falar do Coronavírus, né? Ele surgiu na China no começo desse ano e já se tornou uma preocupação mundial. O novo vírus está se espalhando em alguns países e já é considerado um surto!

Por enquanto o Brasil só teve 1 caso confirmado, e cerca de 132 suspeitos, mas muitos já foram descartados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já disse que não é motivo para pânico por aqui, mas é sempre bom se prevenir, né? E pra te ajudar com isso, eu trouxe algumas dicas bem fáceis!

Como a tecnologia pode ajudar a se proteger?

Hoje em dia a tecnologia nos ajuda com muitas coisas, e a nos manter mais saudáveis é uma delas! Os aplicativos podem ajudar em casos de saúde também, sabia?

Uma das formas de prevenção do Coronavírus é sempre lavar as mãos e manter a higiene em dia. É um hábito comum, mas que nem todo mundo lembra de fazer com frequência, né?

É aqui que entra um bom aplicativo pra te ajudar. Se você não tem o costume de lavar as mãos com frequência, o seu smartphone pode te ajudar! Os aplicativos podem te lembrar, assim você não corre o risco de passar um grande tempo sem higienizar as mãos. Torne um hábito! 

Uma dica legal de aplicativo nesse estilo é o DotHabits para Android, que você pode baixar clicando aqui. E para o iOS é só clicar aqui!

Caso você comece a sentir alguns sintomas de doença, você pode usar um aplicativo pra ter uma ideia do que pode ser e dessa forma já saber se tem risco de ser algo mais sério ou não. Afinal, informação nunca é demais, né? As vezes você pode achar que tá tendo algum sintoma que tem a ver com o Coronavírus mas descobre que não é. 

Claro que é bom lembrar que esses aplicativos não substituem uma consulta médica, tá? Ela é indispensável! Eles só vão te ajudar a ter uma ideia do que pode estar acontecendo, mas é o médico que vai confirmar e te passar os remédios pra curar. 

Uma dica é o Ada, que você pode fazer download pro Android clicando aqui ou pro iOS clicando aqui

E como é sempre bom ficar atento aos sintomas, não dá pra perder tempo caso você sinta algo que possa ter a ver com a doença como febre alta ou dificuldade em respirar. Corre pro médico por garantia. Uma dica é usar aplicativos que te permitem marcar consultas e até mesmo encontrar médicos por perto, já ajuda bastante!

Um exemplo é o BoaConsulta, onde você pode agendar tanto consultas quanto exames com o plano de saúde ou em clínicas particulares e populares. Pra fazer download dele pro Android clica aqui e pro iOS clica aqui!

Sempre bem informado

Outra vantagem maravilhosa da tecnologia é que com ela você pode ficar bem informado a qualquer momento. Claro que é sempre importante escolher fontes seguras e confiáveis para isso, né?

Um site onde dá pra conseguir informação de confiança sobre o Coronavírus é o do próprio Ministério da Saúde. Lá você descobre mais sobre o que é, qual é a forma de transmissão, como é o diagnóstico, o tratamento, os sintomas e confere até dicas de prevenção. Quer dar uma olhadinha? É só clicar aqui!

Além disso, o Ministério da Saúde também lançou um aplicativo chamado de Coronavírus – SUS pra dar informações importantes de forma rápida e prática. Nele você pode ter acesso a uma página de notícias sobre a doença, de fake news pra você saber no que acreditar e no que não acreditar e até onde tem postos de atendimento por perto de onde você tá!

O aplicativo tem um botão que diz “Está se sentindo mal?” pra caso você ache que está com sintomas da doença, assim eles esclarecem o máximo possível, tá? Ah, e ele também dá dicas de como se prevenir!

Muito interessante, né? Dá pra fazer download no Android clicando aqui ou no iOS clicando aqui!

Outra dica legal é ficar de olho nos locais onde já existem casos confirmados, até mesmo pra quem vai viajar. Na plataforma do Ministério da Saúde você pode ver o mapa do Brasil com todos os Estados que tiveram casos suspeitos. Ele também mostra quantos casos já foram descartados e quantos já foram confirmados. Dá uma olhadinha acessando o site ao clicar aqui.

E aí, você tem mais alguma dica pra manter o Coronavírus longe? Não esqueça de marcar os amigos e os familiares pra todo mundo ficar protegido!