Saiba com usar o If This Than That (IFTTT) e fique mais produtivo!

saiba-com-usar-if-this-than-that-ifttt-fique-mais-produtivo

De vez em quando a gente descobre aquele aplicativo ou serviço super prático e pensa “Como eu conseguia viver sem ele?”, não é mesmo? Então, o If This Than That, ou IFTTT, é um desses serviços.

Eu já falei sobre ele algumas vezes, mas hoje vou mostrar como usar o IFTTT para ficar ainda mais produtivo! Se você não sabe o que é o IFTTT, eu explico: ele deixa você configurar um monte de ações automáticas usando a fórmula “Se isso acontecer, então faça aquilo”. O legal e que existem várias opções para o “isso” e o “aquilo” e inúmeras combinações entre elas.

Agora que você já sabe o que é o IFTTT, vamos saber como usar. Vem com a Lu, vem!

Criando uma Conta

Se você ainda não tem conta (o que está esperando? Corre lá!), vai no site http://ifttt.com, clica no botão azul “Join IFTTT” e coloque seus dados na tela.

Depois que você criar a conta, precisa vincular suas contas de outros sites e serviços, como Dropbox, Facebook e Twitter e ativar esses canais pro IFTTT poder funcionar. Para fazer isso basta clicar em “Channels” lá em cima na tela e clicar no logo do canal que você quer ativar.

Criando uma Receita

saiba-com-usar-if-this-than-that-ifttt-fique-mais-produtivoCom a conta criada ou feito o login, você pode criar receitas clicando no botão azul “Create a Recipe”. Vai aparecer escrito na tela “If this than that”, com o “this” (“isso”, em português) grifado primeiro, depois o “that” (“aquilo”, em português).

Para te mostrar como usar, vamos criar uma das receitas que eu mais gosto: uma que salva automaticamente no Dropbox fotos em que você é marcado no Facebook (eu sei, genial, né?!). Siga os passos abaixo:

1. Clique em “this”;

2. Clique no ícone do Facebook;

3. Clique no quadrado “You are tagged in a photo” (traduzido: “você é marcado em uma foto”);

4. Clique em “Create Trigger”;

5. Clique em “That”;

6. Clique no ícone do Dropbox;

7. Deixe tudo como está e clique em “Create Action”;

8. Revise e clique em “Create Action”.

Prontinho! Agora qualquer foto em que alguém te marcar no Facebook vai ser automaticamente salva no seu Dropbox!

Explorando outras Receitas

Outra coisa legal do IFTTT é que outras pessoas podem compartilhar as receitas que criaram para você também usar. Essa do Facebook mesmo já existe lá, como várias outras bem interessantes. Basta clicar no link “Browse” no menu superior e ver as opções. Legal, né?

Aplicativo para Android

saiba-com-usar-if-this-than-that-ifttt-fique-mais-produtivo

Recentemente eles ainda lançaram um aplicativo para Android que também é muito prático. Você pode baixar de graça no Google Play Store.

Agora você já conhece o IFTTT e sabe como criar sua conta, fazer as suas e explorar as receitas criadas por outras pessoas para ficar ainda mais produtivo!

Agora me conta, qual receita você mais gostaria de usar?