Sabia que dá pra ter a melhor velocidade de internet em qualquer lugar da sua casa? Conheça a rede mesh!

É comum que em algumas casas o sinal da internet não pegue tão bem em todos os comodos, não é? Geralmente as pessoas colocam os roteadores nos quartos ou nos lugares onde mais usam a internet, ou então precisam comprar repetidores. Mas sabia que até com os repetidores, o sinal nunca chega igual?

É, mas existe um tipo de rede chamada de mesh, que é geralmente usada em grandes empresas, que parece ser a solução para esse tipo de problema, sabia? E o Google está querendo trazer essa rede para dentro das casas. Já pensou ter o mesmo sinal da internet em qualquer cômodo da casa? É exatamente o que ele pretende com o Google Wi-Fi.


Você pode pensar nele como uma mistura de um roteador com um repetidor, mas com funções mais inteligentes e com mais potência e estabilidade. Ou seja, ele tem bastantes vantagens!

Como funciona a rede Mesh


Essa rede trabalha com o chamado “sistema de nós”. Esses nós são pequeno aparelhinhos que em uma visão geral trabalhariam como repetidores, mas na prática não é bem assim, tá? É porque eles são, na verdade, tanto repetidores como roteadores já que o sinal que chega neles é completo. Ou seja, não tem um roteador que é ligado à rede de internet e a partir dele ela é distribuída, sabe? É como se todos os nós fossem esse roteador!

E com isso não tem aquela perda de velocidade quando a gente se distancia de cada um dos nós como acontece com os roteadores comuns. Então quanto maior a sua casa, mais nós você pode colocar distribuídos por aí. Legal, não é?

Essa rede mesh ainda tem a vantagem de trabalhar de uma forma bem inteligente, sabia? É, ele pode detectar o uso da internet e até dar prioridade para alguns aparelhos. Por exemplo, se você está assistindo a Netflix, que é um serviço de streaming e precisa de uma velocidade boa da internet, e ao mesmo tempo alguém na sua casa está acessando um site mais leve para fazer uma pesquisa, a rede mesh pode direcionar mais velocidade para você!

Vantagem da inteligência

Mas não se preocupe, a outra pessoa não ficará com a internet lenta. Ela vai ter a velocidade de internet que precisar, e se parar de pesquisar e começar a ver filme também, as velocidades vão ficar iguais para os dois. Outra vantagem bem legal é que com esses nós, se você estiver usando a internet no seu celular, você pode andar para onde quiser dentro de casa e a velocidade não vai mudar, ela vai continuar sempre a mesma!

E ai, você usa repetidor na sua casa? Conhece alguém que usa? O sinal chega legal ou deixa a desejar? Me conta aí 😉