Roupa especial transforma vibrações em sons para ajudar surdos a ouvirem

roupa-especial-transforma-vibracoes-em-sons-para-ajudar-surdos-a-ouvirem-1

Que legal é ver a tecnologia ajudando quem tem alguma limitação física, não é mesmo? Um dos projetos recentes que mais me chamou atenção é o “Vest”, um colete capaz de captar o som ao redor e transformar tudo em vibrações, possibilitando que a pessoa que usar o aparelho possa “ouvir pela pele”. Mas como este tipo de gadget vai  ajudar uma pessoa surda a ouvir? Vem com a Lu que eu explico.

Segundo o criador do colete, o neurocientista Dr. David Eagleman, o cérebro pode ser ensinado a transformar estas vibrações em percepções sonoras. Na prática, segundo ele, o cérebro já faz isso já que na prática o órgão não ouve. Você sabia disso? Olha só que interessante: o ouvido cria sinais elétricos que são interpretados pelo cérebro e apresentados à nossa percepção como sons.

Isso já é possível hoje com o chamado implante coclear. Hora da Tecla SAP: tipo de aparelho auditivo interno, conectado ao cérebro. Mas o procedimento é muito caro e, claro, envolve cirurgia o que é sempre um risco, né?

O foco inicial do projeto Vest é recuperar a audição em pessoas com limitações. Mas, no futuro, pode ser utilizado para que sinais elétricos enviem informações até mesmo para quem já ouve normalmente. Algo como “sentir” uma notícia que acabou de sair no jornal através do colete. Uau!

roupa-especial-transforma-vibracoes-em-sons-para-ajudar-surdos-a-ouvirem

Gente, no momento o Vest tem uma página no site de financiamento coletivo Kickstarter e espera levantar U$ 40 mil para criar o protótipo final e seguir com os estudos.

É o máximo como a ciência pode encontrar soluções mais simples para questões como essa, não é mesmo? E você, o que achou?