Reinicie o seu roteador! Saiba porque e como fazer isso

Oi gente. Sabiam que é possível que vírus e malwares (arquivos maliciosos) cheguem às conexões através dos roteadores? E é exatamente por causa disso que o Ministério Público emitiu hoje um alerta para que todo mundo reinicie os seus roteadores aqui no Brasil. Você ficou sabendo?

É, o assunto é sério! Se você tem um roteador da marca Linksys, MikroTik, Netgear ou TP-Link, deve reiniciá-lo para evitar que ele seja infectado. O VPNFilter é um programa malicioso que já infectou mais de 500 mil roteadores em diversos países. Ele pode roubar senhas e até mesmo desconectar a internet!

Por sorte tudo o que precisamos fazer é reiniciar os roteadores. E por isso eu vou explicar direitinho como fazer.

O que são roteadores?

Roteadores são aqueles aparelhos usados em redes de computadores que enviam as informações da internet via wireless. Ou seja, eles basicamente recebem o sinal da internet e transmitem através de sua antena para aparelhos que tenham acesso a rede sem fio.

Muitas pessoas confundem os roteadores com o modem.  Alguns modems não transmitem o sinal de internet de forma sem fio, apenas através do fio ethernet. Ele basicamente faz a conexão entre a operadora da internet e passa esse sinal através do fio. Em computadores de mesa, para se conectar a internet, é preciso conectar o fio do modem para o computador, sem precisar do roteador.


Entenderam? De uma forma mais simples, a sua internet sai da operadora e chega no modem. Através do fio do modem ela pode ir direto para um computador ou para o roteador, que pega essa internet e transmite pela antena para aparelhos sem fio.

Ah, mas vale ressaltar que hoje em dia muitos modems são também roteadores! Se na sua casa tem internet sem fio e só tem um aparelho, é porque é o seu caso. Se usam dois aparelhos, o roteador é o que tem a antena.

Como reiniciar o meu roteador?

Agora que já sabemos como identificar o roteador, para reiniciar é muito simples. Basta desliga-lo, esperar 10 segundos e liga-lo novamente no botão que geralmente fica atrás do aparelho. Segundo as recomendações só é preciso reiniciar, e não resetar o roteador. 

Já reiniciou seu roteador? Não esquece de marcar os amigos e familiares para que todos fiquem seguros 😉