Quer ter mais likes nas suas fotos do Instagram? A ciência pode ajudar ;-)

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Imagem é tudo. Pelo menos no Instagram, não é mesmo? E que tal aproveitar o melhor dos recursos da rede social pra melhorar a sua popularidade na web? Sim, isso é possível. Quer saber como? Eu te explico.

Olha só, um estudo recente feito por pesquisadores do Laboratório Yahoo! e do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), indicou as melhores formas de chamar  a atenção para as suas fotos em redes sociais como Instagram e Flickr.

Para se ter uma ideia, hoje em dia, o Instagram conta com 300 milhões de usuários ativos, aproximadamente, e é uma das redes sociais mais populares, especialmente pela criatividade das pessoas, famosas ou anônimas, que compartilham sua rotina de vários ângulos.

Como se sabe, além de outras funcionalidades para personalizar fotos, o Instagram tem hoje 27 filtros. E é justamente aí que a moçada fica na dúvida de como editar suas imagens para aparecer mais na rede. Por esse motivo, a pesquisa, que veio em boa hora, apontou que o melhor caminho é mesmo apostar nos filtros, afinal, de acordo com ela, as publicações com filtros têm chance 21% maior de serem vistas e 45% maior de receberem comentários. Interessante, né?

As revelações da pesquisa

Quanto mais intenso for o efeito de contraste, exposição e calor, maior será o número de comentários e opiniões. Por exemplo, adicionar um efeito envelhecido, tem impacto positivo sobre o número de visualizações da foto, mas ao mesmo tempo tem um efeito negativo em relação aos comentários recebidos. Que coisa, hein?

Já quando se usa um filtro com maior saturação, o resultado é inverso: efeito negativo sobre a recepção da imagem e positivo sobre os comentários, acredita?

Olha só que interessante, no Instagram, os filtros Mayfair, Valência e Nashville são alguns dos mais recomendados pelo estudo para quem quer ter mais “likes” e comentários, mas os filtros com efeitos exagerados, como X Pro II ou Kelvin, não dão muito ibope, pois parecem mais artificiais. #ficaadica rs…

E tem mais, os pesquisadores também entrevistaram os usuários do Flickr para descobrir que categorias de fotógrafo utilizam mais determinadas ferramentas de edição e encontraram dois tipos de usuários: os fotógrafos profissionais e os amadores.

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O primeiro grupo que tinha câmeras avançadas, conhecimentos de edição e smartphones gostavam mais de usar os filtros para corrigir erros fotográficos ou para realçar cores e objetos específicos.

Já os fotógrafos amadores, que tinham apenas o smartphone, usavam os filtros para deixar as fotos mais legais, mas sem se preocuparem muito com a qualidade da imagem em si.

E você: o que achou da pesquisa? E quais os filtros do Instagram que você mais gosta de usar? Conta pra mim!