Quer saber o que é HDR? Eu te explico de um jeito bem fácil!
21 de abril de 2018
4 min. de leitura

Gente, hoje eu vou te explicar um conceito bem bacana que vai te fazer olhar pra TVs e smartphones de maneira diferente. Hoje em dia, a tecnologia do momento pra TVs é o 4K, certo? Com ele, você tem uma qualidade impressionante, com uma ultra definição, mas só isso não basta na hora de comprar a sua nova smart TV.
Outra palavrinha que você tem que procurar ou perguntar pro atendente é: “tem HDR?” Eu explico. HDR ou “Alto Alcance Dinâmico” praticamente muda a imagem do conteúdo que você tá vendo. Essa tecnologia deixa tudo mais nítido, vivo e colorido!
No “tecniquês”, o HDR é a diferença entre a cor mais escura e a mais clara que a imagem produz na tela da TV e aí é feito um balanço automático. Isso é medido pela quantidade de luz que a TV emite, chamado de nits. As TVs 4K costumam exibir 1000 nits, mas algumas, como o modelo Q9F da QLED da Samsung, chega até 2 mil nits, que eles chamam de 100% do volume de cor.
Na prática, é assim que uma imagem sem (esquerda) e com HDR (direita) parece:
Nos smartphones
Alguns smartphones contam com o HDR na reprodução de vídeos, mas pra tecnologia de fato funcionar, é preciso que a imagem tenha sido gravada nesse padrão e o aplicativo do YouTube e da Netflix, por exemplo, precisam estar atualizados.
Olha a lista de celulares com suporte ao HDR em vídeos:
– Galaxy S8, Note8 e Galaxy S9;
– LG V30 (não disponível no Brasil);
– Sony Xperia XZ Premium e XZ2 Premium;
– iPhone X;
– Google Pixel e Google Pixel 2.
Como a tela de um smartphone é muito menor que a de uma TV, a diferença não é gritante. Mesmo assim, fica a dica na hora que você for escolher o seu próximo celular 😉
Nas fotos
Agora, a boa notícia é que a grande maioria dos smartphones de hoje em dia, apesar de não ter uma tela com suporte ao HDR, tiram fotos com esse recurso.
Basicamente ele funciona assim: sabe quando você vai tirar a foto de alguém contra a luz ou uma foto que tem partes escuras e claras ao mesmo tempo? Então, o HDR ajuda a fazer esse balanço e achar um meio termo pra foto nem sair muito escura e nem muito clara.
Mas olha só: como o HDR tá sempre fazendo esse balanço, não é recomendado usar a tecnologia quando for fotografar silhuetas ou quiser mostrar o constraste entre luz e sombra. O mesmo vale pra fotos noturnas, que podem acabar ficando ainda mais escuras.
Pra ativar ou desativar o HDR, é só ir nas configurações de câmera do seu smartphone 😉
Agora que você sabe tudo sobre HDR, prepare-se pra ver imagens mais nítidas e incríveis!
Comentários