Quer saber como usar o título de eleitor digital para votar? Vem que eu te mostro!

Esse ano tem eleições! Isso mesmo, a hora de decidir o futuro do país nas urnas está chegando! E você já sabia que esse ano é possível mostrar seu título de eleitor diretamente do celular, sem precisar carregar o documento para todo lado? Isso mesmo, com o aplicativo e-título! Ele é bastante interessante porque além de substituir o documento impresso ainda te mostra como está sua situação eleitoral e até mesmo seu local de votação!

Legal, não é? Você já pode fazer o download do aplicativo clicando aqui para Android ou iOS. Pronto, depois de baixar o e-título é muito fácil ficar preparado para o dia das eleições. Vem que eu te mostro como!

Como usar o e-título

Assim que você faz o download do aplicativo e acessa no seu smartphone, precisa preencher alguns dados. São eles: o seu nome de eleitor (ou seja, seu nome completo), a data do seu nascimento, o número do título de eleitor, o nome da sua mãe e do seu pai. Ah, toma cuidado para preencher os nomes completos, tá? Senão eles não vão identificar o seu título.


Pronto, assim que você clicar em “Acessar”, o seu e-título vai aparecer na tela! São suas informações de eleitor, incluindo sua situação eleitoral e se você está quite ou não.

Logo abaixo você tem três opções. A primeira é “Onde Votar”, que como o próprio nome já diz, te mostra o seu local de votação com todas as informações, inclusive a data!


Já na opção “Validação” ele mostra um código QR que valida seu título digital em qualquer zona eleitoral.

E por último, a opção “Sobre”, que explica rapidamente qual é o objetivo do aplicativo.

Ah, lembrando que se você ainda não fez o cadastro da biometria, ainda é preciso levar um documento com foto como a carteira de motorista ou o RG para conseguir votar, tá?

E aí, vai testar seu título de eleitor digital esse ano? Já baixou o aplicativo? Marca os amigos para todo mundo já ficar preparado 😉