Quer descobrir 5 dicas muito úteis para o Google Maps? Vem que eu te mostro!

Oi gente! Já foi o tempo em que precisávamos andar com um mapa de papel enorme da cidade pelas ruas para se situar, não é? Hoje em dia tudo é tão fácil, basta abrir o celular e acessar um aplicativo e pronto! E um dos aplicativos mais usados de mapas é o famoso Google Maps. Ele já vem em todo celular com Android, mas dá para fazer download do aplicativo para o iOS também! Legal, não é? É só clicar aqui 😉

Mas vocês sabiam que o Google Maps tem vários recursos que podem facilitar muito a sua vida além dos básicos? Isso mesmo! Eu vou te mostrar alguns, tá?

Mapas offline

Se você está em uma cidade nova, ou vai para um lugar que não conhece muito, dá para salvar um mapa offline e assim ter acesso a ele mesmo que sua internet não esteja pegando lá, sabia? É um recurso ótimo tanto para quando você estiver em locais mais afastados quanto para economizar nos dados da sua internet móvel.

É muito fácil, basta abrir o aplicativo, ir no menu de opções e escolher “Mapas Offline” e em “Escolher o seu mapa”. Então é só escolher a área do mapa que você quer salvar no seu celular para ter acesso mesmo sem internet. Muito bom, né?

Ah, e você pode dar zoom para baixar uma área menor ou diminuir o zoom para baixar uma área maior. Ele te avisa até quanto o mapa vai usar de espaço em seu celular.

Salvando seus lugares preferidos

Outra dica muito legal é que você pode salvar os locais para encontrar facilmente depois! É ótimo para quem vai sempre para o mesmo lugar, ou até mesmo para você planejar um passeio com antecedência. Vai viajar? Já deixa salvo todos os locais que você quer visitar naquele dia e aí não precisa perder tempo na hora do passeio procurando endereço ou nomes. Facilita bastante!

Para salvar é muito fácil. É só procurar o local no mapa e escolher a opção “Salvar”. Você pode criar uma lista ou no “Quero Visitar”, por exemplo, e salvar todos os locais lá.

Compartilhar localização

Você vai para um lugar que não conhece e quer que alguém saiba exatamente onde você está em caso de segurança? Você pode compartilhar o seu local e sua rota com amigos! É, assim se você vai se encontrar com um amigo também dá para compartilhar e assim ele já sabe onde você está e se está perto de chegar. Bem legal, não é?

Para compartilhar você precisa ir no menu, escolher “Compartilhar Local”.

Depois, escolha o “Começar”. Pronto, agora é só escolher por quanto tempo você quer que sua rota seja compartilhada, ir nos três pontinhos, escolher um aplicativo para compartilhar e escolher “Ativar”. Por fim, é só escolher o amigo e pronto!

Mudar o tipo e o detalhe do mapa

Sabia que você pode ver o mapa de outra forma? É, tem uma opção que fica logo abaixo da barra de pesquisa e que te permite escolher destacar alguns detalhes no mapa e até mesmo mudar como ele é apresentado. Em “Tipos de Mapas” você pode ver o mapa em relevo ou até na imagem de satélite. E em “Detalhes do mapa” você pode escolher ver onde passam os transportes públicos com mais detalhes ou até mesmo rotas para andar de bicicleta.

Modo Street View

Que tal dar uma olhadinha como é a rua daquele local para onde você vai? Ou até fazer um passeio virtual aos arredores? E muito fácil, é só escolher a opção de Street View no Google Maps. Ele fica em miniatura assim que você coloca o endereço na barra de pesquisa do aplicativo e você pode até seguir um caminho marcado pela linha azul. Mesmo que você não vá para aquele lugar, dá para ter uma ideia de como é passear por ali. Que tal uma volta virtual em Paris?

E aí, você já conhecia essas dicas? Tem mais algum recurso do Google Maps que você gosta de usar? Me conta aí 😉