Que tal mudar de hábitos com a ajuda de aplicativos?

Já reparou que quando um novo ano começa você está cheio de planos e, aos poucos, vai perdendo o foco e não consegue realizar a maioria deles? Uma das razões pode ser a falta de foco, sabia? Realizar as metas que você propôs é sempre um exercicío de paciência, determinação e disciplina.

Mas e se você pudesse contar com uma ajudinha da tecnologia? E se os aplicativos, que tanto divertem e ajudam a fazer selfies, também pudessem ser usados como fonte de inspiração e ideias para mudar de hábitos? Pesquisei alguns que podem ajudar você a mudar de vida, parar de fumar, passar em um concurso público, comer comida saudável e o que mais você precisar. Fique atento!

que-tal-mudar-de-hábitos-com-ajuda-de-aplicativos

Adorei a ideia do 21 Habit! Ele parte do princípio que estatisticas mostram que você leva 21 dias para adquirir um novo hábito. A partir deste número mágico, ele propõe uma dinâmica interessante: você “deposita” U$ 21 no aplicativo e a cada dia que conseguir cumprir a meta de seu novo hábito, pode sacar U$ 1 para você. Em compensação a cada dia que você falhar, tem que devolver U$1. Olha só que legal: o valor arrecadado pelo 21 Habit vai para diversas instituições de caridade.

que-tal-mudar-de-hábitos-com-ajuda-de-aplicativos-1

Tem também o Chains.cc, que utiliza o conceito de corrente do bem. A cada dia que você faz uma das atividades que se propõs, ele acrescente um elo à corrente. A ideia é valorizar os bons hábitos e desestimular os maus. Totalmente gratuito, tem ainda um app para iPhone para você acompanhar o seu progresso.

que-tal-mudar-de-hábitos-com-ajuda-de-aplicativos-2

E se você é do tipo que simplesmente esquece o que tinha que fazer no dia, ou seja, tem dificuldades em manter o foco de suas atividades, eu indico o Momentum. Ele não é tão genérico como os anteriores, ou seja, não pretende mudar seus hábitos. Mas, oferece uma ferramenta criativa e inteligente para você se manter na linha na hora de completar uma tarefa.

Funciona como uma extensão do Chrome que, além de criar um ambiente calmo e bonito a cada nova aba aberta, lembra você da tarefa mais importante do dia. Assim, a cada vez que você tem que abrir o Chrome, ele relembra a você.

que-tal-mudar-de-hábitos-com-ajuda-de-aplicativos-3

Ah, gente, e o HabitRPG? Esse é bem criativo e faz a linha “game”. Imagine que a cada tarefa que você compeltar você pode ganhar poderes, dinheiro e recursos e, em contrapartida, se esquecer de pagar uma conta por exemplo, perde pontos de vida em seu personagem. Captou? É o videogame da vida real! E você ainda pode chamar amigos para formar um grupo e realizar tarefas juntos. Alguém lembrou do trabalho da faculdade, aí? Pois é.

que-tal-mudar-de-hábitos-com-ajuda-de-aplicativos-4

Para fechar, de forma “ZEN”, queria indicar um aplicativo bem bacana para Android chamado The Fabulous que também da dicas de atividades relaxantes e bons hábitos para você fazer assim que acorda. A ideia dele é manter uma rotina de vida positiva e saudável logo pela manhã.

Viu só? Com uma suave ajuda da tecnologia você pode ser uma pessoa mais saudável e feliz. E com excelentes hábitos!

Se animou? Então me conta: que hábito você gostaria de mudar agora?