Quatro dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi em casa

quatro-dicas-para-melhorar-o-sinal-do-wi-fi-em-casa

Se tem algum cômodo na sua casa, onde a rede de internet sem fio não funciona de jeito nenhum, hoje eu vou dar quatro dicas essenciais pra você aproveitar o melhor do seu Wi-Fi com muito mais comodidade!

Onde está o roteador

Cá entre nós, o roteador talvez não seja uma alternativa que você queira deixar à vista como objeto de decoração, não é verdade? Mas olha, é importante analisar qual o melhor lugar da sua casa para colocar o aparelho, porque os obstáculos interferem na qualidade do sinal, viu?

Colocar o roteador em algum lugar alto é a melhor estratégia, porque assim, o sinal se expande para baixo e para os lados e aí ele fica livre de outros objetos.

E tem um detalhe, como o sinal se espalha, o melhor a fazer é colocar o roteador no centro do cômodo. Ah! E de preferência no local da casa, onde você permanece mais tempo.

Mude o canal

Vale lembrar que muita gente tem conexão de internet sem fio, atualmente, e pode ser que a sua rede esteja funcionando no mesmo canal que o dos seus vizinhos.

Uma dica simples é escolher o canal que está mais livre para melhorar a cobertura do seu Wi-Fi. Hoje em dia tem vários aplicativos que te permitem saber qual canal você deve escolher. Um dos mais populares é o Wi-Fi Analyzer, para Android, que oferece gráficos para ver qual canal está usando cada roteador e assim recomendar os melhores.

Cuidado com os “ladrões de rede sem fio”

Ah! Se mesmo com essas alterações a sua rede ainda continuar lenta, pode ser que estejam ‘roubando’ seu Wi-Fi. E para isso, você deverá verificar as configurações do seu roteador e bloquear o acesso, limitando quem pode se conectar ao seu Wi-Fi, por meio do MAC (controle de acesso à mídia).

Outra coisa, você deve mudar imediatamente a sua senha. O melhor é sempre combinar letras e números e evitar senhas óbvias que, apesar de fáceis de lembrar, são muito simples para que roubem. #ficaadica

Melhore o alcance do seu roteador

Outra alternativa muito comum é instalar um dispositivo adicional, principalmente se você mora em uma casa com vários pisos ou paredes muito grossas, sabe?

Instale um repetidor de Wi-Fi que deverá ficar conectado ao roteador por meio de um cabo Ethernet, que é uma tecnologia de interconexão para redes locais. Este, por sua vez, reenvia o sinal para os dispositivos mais remotos.

Outra opção é utilizar um dos chamados dispositivos PLC, que são aqueles dispositivos de computador que controlam o aparelho e  são ligados ao cabeamento da rede elétrica.;-)

E você:  tem alguma dica diferente dessas? Conta aqui pra mim!