Qual o seu favorito? Confira aqui as diferenças entre os novos iOS 10 e Android N

qual-o-seu-preferido-descubra-aqui-as-diferencas-entre-os-novos-ios-10-e-android-n

Gente, tanto o iOS 10, da Apple, como o Android N, do Google estão previstos para chegarem aos celulares e tablets até o final deste ano. E pra te ajudar a entender um pouco melhor de cada sistema operacional, fiz uma listinha com as principais diferenças e curiosidades entre eles. Olha só!

Novidades na Interface

Quem usa Apple vai notar que a tela de bloqueio foi repaginada e traz notificações mais detalhadas com a chegada do iOS 10. Outro espaço redesenhado foi a central de controle, que tem botões pra configurações rápidas e uma nova página para o controle de música.

Ah, ele também tem quadrinhos informativos que estarão na página “Hoje”, que foi movida pra a esquerda da tela inicial, e que poderão ser acessados com o 3D Touch nos ícones de apps.

qual-o-seu-favorito-confira-aqui-as-diferencas-entre-os-novos-ios-10-e-android-n-1

Já na plataforma do Google, as mudanças têm como objetivo melhorar o que já existe hoje no Android Marshmallow. Tanto que a central de notificações foi reformulada pra mostrar alertas agrupados e com controle maior no gerenciamento dos alertas. Ah! E além disso, o sistema adotará a função de respostas rápidas, parecidas com o sistema da Apple, iOS 9. Os botões para Wi-Fi e Bluetooth, por exemplo, voltarão a ficar no topo como era na versão 4.4 KitKat, lembra?

qual-o-seu-favorito-confira-aqui-as-diferencas-entre-os-novos-ios-10-e-android-n-2

Outra coisa: no Android N, o Google vai limitar a função multitarefa do sistema aos sete aplicativos mais recentes, justamente pra não deixar aquele monte de apps abertos. Aliás, o sistema vai ganhar ainda nova interface de pastas e emojis mais humanos, substituindo os emoticons padrão, sabe?

Novos recursos

qual-o-seu-favorito-confira-aqui-as-diferencas-entre-os-novos-ios-10-e-android-n-3

Na verdade, as maiores mudanças do iOS 10 foram em aplicativos da Apple, mas existem algumas funcionalidades interessantes na plataforma. Por exemplo, a empresa adicionou uma central de transferência compartilhada entre iPhones e Macs, o que permitirá copiar em um e colar no outro, além de trazer um teclado mais inteligente, um novo alarme pra hora de dormir e divisão de tela para o Safari em iPads.

Já em relação aos aplicativos, o grande destaque foi o iMessage, que ganhou novas animações, funções de desenho e texto “oculto”, adesivos, além de suporte a apps de terceiros. Ah, o app Fotos, por sua vez, ganhou inteligência artificial pra identificar pessoas, lugares e objetos para criar álbuns especiais. Agora, o Apple Music, Maps e News foram totalmente repaginados. Legal, né?

qual-o-seu-favorito-confira-aqui-as-diferencas-entre-os-novos-ios-10-e-android-n-4

Para o Android N o destaque ficou mesmo para o novo multitarefas que permite dividir uma mesma tela para dois apps, tanto em tablets quanto em smartphones. Além disso, você vai notar que tem um toque duplo no botão de apps pra fazer com que o sistema troque para o último programa.

No sistema do robôzinho tem também um modo noturno parecido com o Night Shift do iOS 9.3 (aquele que altera a luz do seu celular dependendo do horário, pro seu olho não cansar, lembra?), além de um gerenciador de dados melhorado que impede que apps e funções nativas acabem com os dados do seu celular. Gostei disso!

Outra novidade, o modo Doze, que é voltado pra economia de bateria, passará a ser ativado quando a tela for bloqueada e não depois de um tempo de inatividade como é hoje. E tem mais: o sistema será capaz de se atualizar em segundo plano 😉

Sobre os assistentes virtuais de cada um

Finalmente no iOS 10, a Siri poderá ser usada com apps de terceiros, deixando que você envie mensagens pelo WhatsApp, chamar um táxi ou fazer ligações no Skype.

Há ainda uma pesquisa por fotos, inclusive em redes sociais como o Pinterest. E, para alegria geral de quem usa Apple, a Siri também vai chegar aos computadores com Mac OS e deve trazer integração com iPhones e iPads. \o/

Durante o Google I/O 2016, em maio deste ano, o gigante de buscas apresentou o Google Assistant, que promete focar mais em conversação com o usuário, viu? Além disso, o recurso poderá ser capaz de entender o contexto ao buscar uma resposta. Que bacana!

Disponibilidade para testes

Olha só, tanto o iOS 10 como o Android N já estão disponíveis pra testes. Mas, pra baixar o sistema da Apple, por enquanto, você precisa estar cadastrado como desenvolvedor, viu? Inclusive, a primeira versão beta pública só deve ter lançamento em julho (tá pertinho)!

Agora, no caso do Android N, o processo é um pouquinho mais complicado, afinal é preciso se inscrever no programa de testes e ter um dispositivo compatível pra isso, por exemplo, aqui no Brasil, apenas quem tem o Xperia Z3 pode baixar.

Resumindo, os dois sistemas operacionais estão bem mais interessantes, né? Acho que tanto os usuários de iOS quanto Android vão ficar bem contentes com as novidades! 😉

E aí, o que você achou das novidades dos SOs? De qual mudança você gostou mais?