Qual a cor do vestido, hein?!

qual-a-cor-do-meu-vestido-hein-0

Gente, é cada uma que aparece neste universo enorme que é o da ciência e tecnologia, não é mesmo? Se você passou algumas horinhas olhando para tela do seu computador e tem certeza que a cor do vestido é mesmo branco e dourado, então melhor ler esse post agora, rsrs… Vou te mostrar que nem tudo é o que parece, viu?

Então, hoje está sendo aquele dia em que tem gente até agora discutindo sobre a cor real do vestido polêmico, afinal, qual a cor dele mesmo? Rsrs. Daí você me responde: É branco e dourado, Lu, por que a dúvida? Aha! Não é não, viu?

O começo de tudo!

Tudo começou com uma pesquisa feita num Tumblr: http://swiked.tumblr.com em que a moça, Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, que faz parte de uma banda de folk, publicou a foto do vestido que ela usou para ir a um casamento e fez uma pergunta sobre qual cor verdadeira do vestido? Pronto. Daí todo mundo começou a mandar um monte de respostas malucas pra ela sobre a cor do vestido e os tons mais citados foram branco e dourado, azul e preto.

E a repercussão dessa simples pergunta foi tão grande que foi parar nas redes sociais mais badaladas da internet virando um dos memes mais publicados e comentados até o momento. Tem cada coisa engraçada!  Ah! E não é só isso, tem até grupo criado  no WhatsApp discutindo o assunto, rsrs… Imagine o Trend Topics do Twitter, sabe aquele ranking das hashtags mais publicadas na rede social? Pois, advinha o que liderou por lá?! Isso mesmo: #pretoeazul #vestido… Curioso, né?

A tecnologia e a ciência explicam tudinho

É gente, mas tudo isso aí tem uma explicação, viu? Segundo o site especializado de tecnologia Wired.com, a chave para desvendar o mistério dessa cor do vestido está na maneira como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar. Mas, como assim? Calma que eu te explico,rs…

Então, como a gente evoluiu para ver a luz do dia, o cérebro começou a levar em conta a questão de que a luz muda de cor, por exemplo, os objetos que têm um tom vermelho rosado de madrugada, lá pro meio-dia ficam mais azul e branco e voltam a ser ficar avermelhadas no pôr do sol. Interessante, né?

Na verdade funciona assim: o cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol para chegar a uma cor que se aproxime da “verdadeira”, sabe? Por isso, tem gente que vê azul no vestido, mas seu cérebro ignora isso, mostrando a cor azulada à fonte de luz, em vez de ser a do próprio vestido, daí  que elas veem branco e dourado. Já o cérebro dos outros atribuem o azul que eles estão vendo ao próprio vestido. Que coisa, né!

Olha só gente, este fenômeno já existe há milhares de anos! Agora, verdade seja dita há mesmo algo especial na foto deste vestido , porque fez toda a diferença na maneira como cada pessoa vê a cor mais clara do que nunca.

Mas eu tenho uma perguntinha que não quer calar: E aí, qual cor de vestido você mais gostou, hein? Rsrs

qual-a-cor-do-meu-vestido-hein-1