Quais serão as tendências na tecnologia para 2019?

Oi gente! Vocês já notaram como a tecnologia tem evoluído cada vez mais rápido? Isso é bom porque significa que a cada ano que se passa, nós descobrimos coisas novas e nossa vida vai se tornando ainda mais fácil, não é? Vocês já pararam para pensar o que podemos descobrir de novo em 2019? Se o ano de 2018 já trouxe tanta inovações, como eu mostrei a vocês, então quer dizer que 2019 também terá cada vez mais novidades.

Quer descobrir algumas coisas que pode estar em foco neste ano que está chegando? Ah, então vem comigo que eu vou te contar tudo direitinho.

Mais coisas autônomas!

Hoje em dia já podemos dizer que existem robôs que usando a inteligência artificial fazem muitas coisas por nós, não é? Mas não para por aí não. É muito provável que em 2019 apareçam cada vez mais aparelhos com essa autonomia, ou seja, fazendo coisas que antes nós que precisávamos comandar ou controlar. Um bom exemplo disso são os drones! É, nós já temos até mesmo um que é capaz de voar sozinho e seguir o usuário independente do local! Isso quer dizer que ele vai poder fazer coisas sem nem precisar de um humano controlando.

Por exemplo, um drone autônomo pode examinar uma área em que se plantou algo e determinar sozinho se já está na hora da colheita ou não. Já pensou o tempo que dá para ganhar com isso? Ah, também já se pensam em robôs para ajudar na segurança das pessoas, como robôs de patrulha, que podem prever e até impedir alguns crimes nas ruas. Muito legal, não é?

Mais imersão

Outra área que em 2019 deverá ser muito explorada e melhorada é como nós usamos as realidades virtual, aumentada e mista. Isso porque os avanços dos estudos nessa área já permitem que alguns produtos comecem a mesclar o mundo virtual com o mundo real, que é o que acontece com o projeto do Magic Leap. Com ele você pode por exemplo colocar o óculos de realidade virtual e transformar a sua sala em um palco de invasão alienígena em um jogo! Ou quem sabe correr atrás de um Pokémon que está escondido atrás do seu sofá e voa até o topo da sua estante, o que acha?

Na verdade existe uma infinidade de possibilidades com isso, uma mais interessante do que a outra, e não apenas para jogos, viu? Dá para trabalhar, estudar e até interagir com aplicativos de uma forma totalmente diferenciada e esse é o futuro! Ansiosos? Eu estou!

Espaços mais inteligentes

Com a internet das coisas, nossas casas estão se tornando cada vez mais inteligentes, não é? Hoje em dia é difícil pensar em um eletrodoméstico ou até mesmo algumas atividades diárias que não possam fazer parte da comunicação com uma inteligência artificial. Você já pode controlar as luzes da sua casa, a temperatura, programar eletrodomésticos, economizar energia, tudo isso sem sair do lugar. Mas em 2019 esse mundo pode crescer ainda mais.

O que se espera é que esse tipo de evolução chegue em todos os lugares, não apenas nas casas. Isso mesmo, você pode começar a ver isso em lojas, em bancos, até mesmo em locais abertos como praças. Em resumo, a ideia é que qualquer espaço povoado por humanos e capacitados com tecnologia pode se tornar mais inteligente. O que você acha disso?

Nossos amigos de sempre: celulares mais modernos

E como estamos falando nas surpresas de 2019, não podemos deixar de lado nossos queridos smartphones que sempre estão ao nosso lado, não é? Porque as outras tecnologias podem até existir, mas nem todas são exatamente acessíveis ainda, estão dando os seus primeiros passos e muitas ainda custam muito dinheiro. Mas o velho e bom smartphone já está na casa de quase todo mundo, então vamos ver o que podemos ver de novo para eles em 2019.

Primeiro, como sempre, nós podemos estar perto de conhecer novos designs, principalmente na parte do entalhe. Você lembra que o iPhone X acabou marcando o mercado com o velho e bom entalhe e muitos aparelhos hoje em dia apresentam um design assim? Pois é, a ideia é que quanto mais tela e quando mais ela ocupe a frente do celular, melhor!

Segundo, também estamos ansiosíssimos para ver como será essa nova era de smartphones dobráveis! É, já temos um no mercado, embora não seja vendido aqui no Brasil ainda, e um que será lançado pela Samsung, então em 2019 nós vamos ouvir falar muito sobre eles, pode acreditar!

Terceiro vem a melhoria de especificações com novidades incríveis como a chegada da internet 5G, já que as primeiras redes vão começar a ser ativadas em 2019. E muitas empresas já prometem aparelhos capazes de fazer uso da tecnologia, viu? Ah, e também vamos começar a ter aparelhos com mais memória RAM. Se você acha que 8GB é muito, então pode se segurar na cadeira porque em 2019 teremos celulares com até 12GB de memória RAM. Já pensou? E claro, temos também as melhorias nas nossas queridas câmeras, que pro ano que vem já podem chegar com lentes de até 48MP!

E aí, qual dessas novidades te anima mais? O que mais você espera para 2019? 😉