Projeto ARA: primeiras unidades serão testadas em Porto Rico

projeto-ara-primeiras-unidades-serao-testadas-em-porto-rico

Quando falei aqui pela primeira vez no Projeto ARA, ele era ainda um protótipo meio desengonçado e com uma promessa incrível: um smartphone que você monta em módulos, de acordo com a sua necessidade.

Essa promessa deu sinais de que vai se tornar real muito em breve, viu?! Na segunda conferência para desenvolvedores do Google envolvidos na iniciativa, Regina Dugan, apresentou o segundo protótipo, o Spiral 2, muito melhor acabado e com design incrível.

O conceito do projeto continua lá! A ideia é permitir que você vá melhorando o seu smartphone conectando módulos para câmera, tela, memória e tudo o mais que você quiser e no momento que preferir . Isso muda radicalmente a forma como você vai interagir com o seu aparelho, uma vez que, em teoria, ele não fica velho nunca, entende?

Você troca a tela se ela rachar, melhora a câmera quando quiser mais megapixels, aumenta a memória se o sistema precisar de mais agilidade no processamento e muito mais.

Além disso, o Projeto ARA vai inovar na forma como será comercializado também. Para início de testes, Porto Rico (que politicamente faz parte dos Estados Unidos), será “invadido” com Food Trucks adaptados para servirem de lojas itinerantes. Nelas, as pessoas poderão testar e customizar os seus aparelhos e assim, conhecer melhor o projeto.

O país foi escolhido porque, segundo o Google, lá existe uma grande variedade de modelos e muitos ainda utilizam celulares bem básicos. Os testes começam ainda em 2015.

Ah, outra coisa bem legal é que o Spiral 2 permite a customização visual de cada módulo. Assim, você pode ter um smartphone com as fotos de sua última viagem impressas direto na parte traseira dele. E uma foto diferente em cada módulo. Legal, né?

Agora, me conta: se você fosse montar um Spiral 2 agora, quais módulos seriam indispensáveis?