Project Sunroof mapeia potencial de energia solar de casas usando Google Maps

project-sunroof-mapeia-potencial-de-energia-solar-de-casas-usando-google-maps

Gente, como se sabe, a tecnologia solar tem ajudado milhares de pessoas ao redor do mundo, não é mesmo? E é justamente por isso, o Google criou o Project Sunroof, um projeto totalmente sustentável e inteligente para ajudar quem deseja começar a utilizar energia solar. Olha só que interessante!

Com a ajuda do Google Maps, a empresa conseguiu mapear tetos de casas e prédios para ter uma estimativa da quantidade de energia solar que eles podem captar. No site do Project Sunroof, além de mostrar o se o teto tem potencial de medição, também dá pra ver qual seria economia ao instalar um sistema de captura de energia solar, algo que deve motivar a mudança e o comportamento ainda mais das pessoas.

E pelo que andei lendo, aproximadamente 13 mil dólares seriam economizados ao longo de 20 anos se a pessoa alugasse um sistema da captação solar. Bom, né?

Ah! E tem outra coisa, o projeto também mostra uma lista de empresas que instalam captadores de energia solar na região mapeada, acompanhado do preço que cada uma cobra pela instalação. Além de poder alugar, o Google também mostra opções de compra do sistema, à vista ou parcelado. 😉

Neste comecinho, as cidades que estarão no Project Sunroof são Boston, São Francisco, e Fresno, nos Estados Unidos. O restante das cidades americanas será coberto em breve, mas apesar não ter confirmado oficialmente, o Google comenta que, talvez ofereça o mesmo recurso para o resto do mundo. Tomara, né?

Dá só uma olhadinha (ah! está em inglês):

Vale lembrar que isso não deve acontecer em breve, já que mapear instaladores desses sistemas no mundo todo pode levar um bom tempo!

E aí, me conta, o que você pensa sobre iniciativas como estas do Google pra ajudar no meio ambiente?