Philips cria colmeia artificial

Taí uma coisa que eu não sabia: a Philips está trabalhando em um conceito de produto para trazer de volta as populações de abelhas que aos poucos estão sumindo do planeta. Mas o curioso mesmo foi a forma que os designers de produto da marca encontraram para cumprir essa tarefa!

Eles criaram uma colmeia doméstica, cheia de design e tecnologia. O produto se divide em duas partes principais: a primeira é um pote de flores, que faz a função de atrair esses insetos do lado externo de sua casa ou apartamento.

A outra, que fica na parede interna, tem uma série de favos que reproduzem a exata estrutura de uma colmeia natural. Eles são ainda envoltos em um vidro especial que filtra o exato tipo de luz que as abelhas necessitam para produzir mel. O resultado: sim, você pode coletar mel caseiro e supernatural para a sua casa.

beehive_hr4

Mas o objetivo central nem é esse, sabia? A ideia, como disse na abertura do texto, é impedir que as abelhas entrem em processo de extinção. Daí, você diz: “mas elas só não fazem mel?” Não, gente: no ato na coleta de pólen as abelhas são fundamentais para o aumento de áreas verdes e até mesmo para a agricultura.

O projeto é ainda um conceito e, claro, não foi produzido. Mas estou de olho nessa e em outras ideias inovadoras para trazer aqui para você, certo?

A questão que fica é: que receita você adoraria fazer com o mel caseiro desta colmeia da Phillips?