Pesquisa revela quais operadoras tem a internet mais rápida e maior cobertura

Oi gente! Vocês usam muito a internet 3G4G dos seus smartphones? O que acham da velocidade e do sinal de sua operadora? Sabem qual é a mais rápida? Para responder a essas perguntas a empresa inglesa OpenSignal faz uma pesquisa aqui no Brasil para nos deixar mais informados!

Como é feita a pesquisa?

É simples. A Open Signal faz 6,4 bilhões de testes! Isso mesmo. Ela consegue isso através do aplicativo que é capaz de medir a velocidade e o sinal dos dispositivos. Para esse teste foram utilizados 372 mil dispositivos. Nem tem como dizer que não é abrangente, não é mesmo? Ah, e eles fazem esse teste em todos os lugares do Brasil, para não deixar nenhuma região de fora da estatística.

Melhor velocidade

O prêmio de conectividade 4G mais rápida vai para a Claro. Isso mesmo, a operadora conseguiu atingir uma velocidade média de 28Mbps! Em segundo lugar ficou a Vivo, com uma velocidade de 20 Mbps. Isso significa que a Claro conseguiu ter 27% a mais de velocidade do que o segundo lugar do ranking.

Melhor cobertura

Já quem se saiu melhor no teste de melhor cobertura foi a TIM. Ela conseguiu uma marca de 75.87% de disponibilidade no seu sinal 4G. Sabem o que isso significa? Praticamente que de cada 100 vezes que alguém tenta acessar o 4G na sua cidade, 75 vezes ela consegue sem dificuldade.

temPara vocês terem uma ideia, as segundas colocadas foram a Claro e a Vivo, empatadas com 62% de disponibilidade. 

Dá só uma olhada no resultado dos testes, que mediram ainda a velocidade do 3G e 4G, a Latência (que é, por exemplo, o tempo de resposta que você tem quando acessa um site ou o tempo que demora pra um e-mail que você mandou chegar) e o tempo de Upload do 4G, ou seja, o tempo que demora para enviar arquivos e informações do seu dispositivo.

Vamos lá?

Velocidade 3G

Média da Velocidade 4G e 3G


Latência 4G

Latência 3G

Velocidade de Upload 4G


E aí, para você é mais importante ter velocidade de 4G mais rápida ou uma cobertura maior? Não deixa de comentar e dar sua opinião!