PERIGO! VÍRUS “APAGA” DADOS DE SMARTPHONES ANDROID USANDO APENAS UM SMS

virus-apaga-dados-android-sms

Gente, hoje eu fui surpreendida por um alerta importante que vou compartilhar com vocês! Um novo vírus, chamado de Mazar, pode apagar todos os dados do seu smartphone com sistema operacional Android por meio de uma mensagem de texto. Que perigo, hein? Mas  calma que eu vou te contar tudo sobre esta ameaça virtual!

Segundo o pessoal da empresa de segurança dinamarquesa Heimdal Security, o arquivo malicioso é disseminado por SMS. O golpe funciona assim: os hackers enviam uma mensagem com um link, dizendo que existe uma mensagem multimídia para a pessoa. Se ela clicar no link, um aplicativo é baixado e instalado no telefone automaticamente.

Com isso, os criminosos ganham direitos para administrar o dispositivo e conseguem realizar quase todo tipo de função como acessar a internet, fazer ligações, enviar mensagens SMS e até apagar toda a memória do aparelho da vítima. Que chato, né?  

“Esse malware específico abre as portas para todos os tipos de consequências maliciosas para a vítima”, disse o analista Andra Zaharia, no blog da empresa de segurança.

Ainda não se sabe qual o alcance desta nova praga virtual, mas a Heimdal identificou que cerca de cem mil aparelhos receberam a mensagem SMS na Dinamarca.

FIQUE DE OLHO E SE PROTEJA!

A primeira dica e mais importante: jamais abra qualquer link enviado por remetentes desconhecidos. Isso não vale apenas para este vírus de celular, mas também para e-mails ou mensagens de MMS! Também tome cuidado ao usar redes Wi-Fi desconhecidas ou gratuitas porque elas podem não ser seguras, tá?

Outra boa medida de segurança é habilitar a função que não deixa o Android instalar nenhum aplicativo de fontes desconhecidas. Vá em Configurar > Segurança > Fontes Desconhecidas. Verifique se esta opção está desmarcada para não permitir a instalação de nada que não seja aprovado pelo pessoal do Google. Assim, você fica protegido contra este tipo de ataque.

Eu vou ficar de olho nesta nova ameaça e caso apareça alguma novidade, eu volto aqui pra atualizar vocês!

Você tem medo de ter o smartphone infectado com um vírus? Deixe o seu comentário!