Outubro Rosa: eu tô dentro!

outubro-rosa-eu-to-dentro

Gente, estamos em plena época do Outubro Rosa. Um mês inteirinho dedicado à conscientização sobre a saúde feminina, principalmente na detecção precoce do câncer de mama nas mulheres entre 40 e 69 anos. Você sabia que identificar essa doença em seus primeiros estágios aumenta em até 90% a chance de cura? Vale a pena ficar de olho, né?

As ações do movimento são bem curiosas e vão desde iluminar monumentos com a cor rosa, símbolo internacional do movimento, até, claro, fazer barulho nas redes sociais e no mundo digital com aplicativos e hashtags do movimento, como a #OutubroRosa2014, promovida pelo Ministério da Saúde. Aliás, essa parte de fazer barulho e contar para os outros a importância do Outubro Rosa vale para todo mundo, inclusive para os homens, hein!

outubro-rosa-brasilia

outubro-rosa-bandeirantes

cristorosa

Aliás, por falar do lado legal da coisa, você sabia que existe uma Consulta Pública sobre as regras de detecção precoce do câncer de mama? Tem um texto preliminar à disposição de todos aqueles que quiserem propor melhorias. Basta acessar esta página aqui.

Mas você também pode se informar acessando sites como o outubrorosa.org.br, que reúne informações e uma agenda de eventos, ou até mesmo baixar  aplicativos que já começaram a surgir como forma de divulgar o movimento.

Enfim, outubro é o mês para fazer o autoexame e divulgar a sua importância, certo? Eu tô dentro, e você?