Os segredos do Youtube

Gente, como eu adoro navegar pelo YouTube e acompanhar os comentários dos meus seguidores e, claro, descobrir canais novos. É tanta informação e diversão que dá para investir umas boas horas brincando por lá.

Uma coisa que eu gosto de fazer também é pesquisar os segredinhos e truques que existem naquele site. Você sabia que o YouTube é o “rei” dos Easter eggs? Oi? Hora de tecla SAP: pequenos atalhos e códigos secretos que dão acesso a informações escondidas ou apenas uma boa piada. Quer conhecer alguns? Então vem com a Lu.

Antes, deixe eu explicar: a maioria das “pegadinhas” que trouxe vêm da “Geek Week”, uma semana durante a qual o Youtube promove uma série de ações (e vídeos) relativos ao estilo de vida geek, ou seja, ligado em tecnologia. Eu adoro!

Por exemplo, você sabia que se digitar no campo de busca a expressão “/ geek week” a tela volta aos tempos pré-windows? É muito engraçado, parece que você viajou no tempo! Olha só:

youtube-geek-week-ascii

E transformar a home do site em uma sala de teletransporte do seriado Star Trek? Coisa de geek mesmo! Basta digitar na busca a expressão “Beam me up, Scotty”, e o efeito visual simula aquela hora na qual os tripulantes da Enterprise se materializavam.

beam

Ainda no clima cultura POP, a brincadeira vai mais longe. Se você digitar “use the force, Luke” (“Use a força, Luke”, como o Mestre Yoda falava para Luke Skywalker na trilogia original de Guerra nas Estrelas) toda a tela passa a ser controlada por seu mouse…quer dizer… por sua força Jedi. 😉

Tem alguns truques que são mais simples. Se o seu vídeo demorar a carregar, por exemplo, você sabia que dá para jogar “Snake” com ícone de carregamento? Olha só no vídeo abaixo:

E ainda, se você for “nerd de raiz”, ou seja, curtir dados técnicos e programação, pode clicar com o botão direito em cima do vídeo e escolher a opção “Stats for nerds” (ou “Estatísticas para nerds”, em português) e receber muita informação “útil” sobre aquele vídeo.

stats

Ufa! Viu só como dá para se divertir e embarcar em uma jornada “geek” por dentro dos vídeos do YouTube! E agora me conte: qual das dicas você mais curtiu?